A falta de duas professoras levou a direção de uma creche pública de Blumenau a pedir que os pais deixem as crianças com parentes, caso possível. A mensagem foi disparada no grupo de WhatsApp do CEI Professor João Bertoldo Petry, na Velha Central, na manhã desta terça-feira (22), e gerou indignação de algumas famílias. A crítica é sobre a demora da Secretaria de Educação em repor as profissionais ausentes.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, há quatro vagas abertas nesta creche e uma Chamada Pública foi feita na segunda-feira (21) para tentar repô-las. Sete candidatos apareceram, mas nenhum optou pelo CEI Professor João Bertoldo Petry, diz o governo municipal. Um novo chamamento será feito na próxima semana para tentar contratar profissionais, explica a Secretaria de Educação.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A filha de Sandro Mauro Menestrina tem dois anos e três meses. É bem na turma dela que as duas professoras precisaram se afastar das atividades. As informações passadas à família apontam que uma educadora saiu para licença prêmio e a outra por questões de saúde de um parente — essa teria se afastado há mais de uma mês sem que tenha sido feita a substituição.
— Vimos todos os dias o quanto as professoras que ali estão se desdobram para atender as crianças. Sabemos que é um trabalho importante e árduo. Afinal, cuidar de crianças, em especial as menores, é difícil, demanda físico e mental em dia — comenta Sandro ao frisar que a indignação é quanto à falta de providências por parte da prefeitura de Blumenau, e não da direção do CEI.
Continua depois da publicidade
“Pequenos incidentes”
A mensagem da creche aponta que com a falta das duas professoras, as educadoras estão remanejando algumas profissionais para conseguir suprir essa demanda. O texto frisa que com menos pessoas trabalhando do que deveria em sala, “as crianças ficam mais agitadas e podem acontecer pequenos incidentes na disputa por brinquedos”, “nas brincadeiras em si”, por exemplo.
A direção da creche preferiu não dar entrevista, mas Sandro diz que o pedido de reposição das professoras ocorreu há algum tempo e não seria uma exclusividade apenas da turma em que a filha estuda. “Não conseguimos substituições junto ao RH. Se houver também a possibilidade de, em algum dia, deixar seu filho com algum parente, já nos ajudaria muito. Agradecemos a atenção de todos”, diz outro trecho da mensagem enviada aos pais dos alunos.
— As demais professoras estão se revezando para dar conta da demanda, inclusive tendo que ficar até mais tarde ou chegando mais cedo. Quero enfatizar que nossa reclamação em momento algum é em relação ao CEI e aos profissionais que ali estão. Nós adoramos o CEI e todos que ali trabalham — conta Sandro.
O vereador Professor Gilson (União), vereador, usou a tribuna da Câmara na sessão desta terça para questionar como a prefeitura tem atuado nestes casos. Ele citou que, atualmente, 224 professores aguardam ser chamados de um concurso da educação infantil.
Continua depois da publicidade
Contraponto
Confira a nota completa da Secretaria de Educação de Blumenau:
A Secretaria de Educação informa que constam atualmente no departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração 4 vagas abertas para contratação de Professor de Educação Infantil Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para o CEI Prof. João Bertoldo Petry. Destas 4 vagas, 3 são motivadas por afastamentos recentes: um desligamento no dia 11/10 e duas licenças-prêmio de 30 dias (benefício assegurado aos servidores públicos), solicitadas no 21/10. Já a quarta vaga é para substituição de professora afastada para tratamento de saúde.
Para o preenchimento destas vagas, o departamento de Recursos Humanos realizou Chamada Pública nesta segunda-feira (21), sendo que sete candidatos compareceram mas optaram por outras vagas em outras instituições de ensino disponíveis no quadro. Desta forma, uma nova chamada pública será realizada na próxima semana.
Destacamos que mesmo com as vagas em aberto, a equipe gestora do CEI Prof. João Bertoldo Petry tem gerenciado os horários dos professores em hora-atividade para garantir o atendimento de todas as crianças.
Por fim, destacamos que há previsão para chamada dos candidatos aprovados em Concurso Público para o fim deste ano, como ocorre sempre às vésperas de iniciar um ano letivo. De qualquer forma, as vagas em aberto no CEI Prof. João Bertoldo Petry por afastamentos por licença-prêmio e tratamento de saúde não poderão ser ocupadas por candidatos aprovados em Concurso Público, uma vez que o titular da vaga retornará a função após finalizada a licença.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Como é a Blumenau prometida por Egidio Ferrari (PL) a partir de 2025