Depois de três anos de ausência, o Japão volta a sediar uma etapa do World Championship Tour (WCT) – a elite do circuito mundial de surfe. O prazo do Niijima Quiksilver Pro começa nesta quarta, dia 18, e vai até o dia 29, mas devido à falta de ondas na praia de Habushiura, na Ilha de Niijima, a reestréia do Japão acabou sendo transferida no primeiro dia.

Continua depois da publicidade

O hexacampeão mundial, o norte-americano Kelly Slater, é a grande estrela da competição, mas ele ainda não confirmou sua participação devido à contusão no pé que sofreu no Taiti. Outros lesionados que não competem nesta quinta etapa da temporada são o catarinense Teco Padaratz e o potiguar Danilo Costa, que vão desfalcar o Brasil.

Os brasileiros buscam melhorar suas posições no ranking, já que o mais bem colocado é o pernambucano Paulo Moura, em 23º lugar. Ele puxa uma fila que traz ainda o catarinense Neco Padaratz, o paranaense Peterson Rosa e o cabo-friense Guilherme Herdy, com os três ocupando a 24ª, a 25ª e a 26ª colocações, respectivamente.

Já na briga pela liderança do ranking, o atual campeão mundial, o haviano Andy Irons, só pode ser superado pelo segundo e terceiro colocados, os australianos Mick Fanning e Kieren Perrow. Como esta é a primeira etapa de 1000 pontos do ano, os outros não têm chances matemáticas de ultrapassar os 3600 pontos que o defensor do título já computou nas quatro primeiras etapas da temporada.

Continua depois da publicidade