A falta de médicos em postos de saúde de Blumenau virou uma dor de cabeça para prefeitura e comunidade. De acordo com o governo, são 28 vagas abertas atráves de chamada pública, mas não têm aparecido interessados em quantidade suficiente para suprir a demanda e quem se apresenta por vezes desiste antes de começar a trabalhar.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Quem está na porta das unidades de Estratégia Saúde da Família e depende da rede pública sente o impacto. No posto Arthur Riedel, no bairro Progresso, a situação se arrasta há mais de um mês. Havia a expectativa da chegada de uma profissional para essa semana, o que não se confirmou. A médica declinou da vaga.
A saída encontrada nesse caso foi direcionar os atendimentos para outro profissional que atende na ESF Gustavo Hass, que fica no mesmo prédio. A consequência é aumento no tempo de espera por atendimento. Os pacientes sabem da burocracia e até se mostram compreensíveis, mas lamentam que a situação se estenda por tanto tempo.
Tem solução?
É uma alternativa para tentar minimizar o problema, mas não é viável em todos os postos. Resultado? Pacientes precisam ir a outras unidades para receber atendimento médico. Nesses casos a equipe de enfermagem da unidade que está sem profissional faz a avaliação do paciente e avalia a necessidade de encaminhamento.
Continua depois da publicidade
— Há cerca de um mês o déficit era de mais de 40 médicos na nossa rede. Imediatamente inciamos a contratação através de uma chamada pública e também temos um concurso público que recentemente foi homologado e pretendemos ao longo dos próximos dias chamar esses profissionais para completar o quadro — diz o secretário de Saúde Marcelo Lanzarin.
A prefeitura não informou até a publicação deste texto quais são os postos de saúde com falta de médico.
Leia também
> Vale do Itajaí registra segundo caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças
> Dengue e Covid-19 trazem secretários de saúde a Blumenau para discussão
> Mãe vai às lágrimas ao reencontrar filha desaparecida há 10 dias em SC