O Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis, suspendeu o atendimento na unidade de Emergência Pediátrica novamente por falta de médicos. A suspensão vai durar nove dias, começando neste sábado (15), a partir das 7h, até o mesmo horário do dia 24 de outubro. 

Continua depois da publicidade

O comunicado foi divulgado pela instituição na tarde nesta sexta-feira (14).

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com a administração do hospital, o principal problema na unidade é a falta de pediatras para manter o atendimento seguro e adequado às crianças. O déficit de profissionais na escala trabalho da unidade chega a oito médicos.

Por isso, a equipe técnica do HU-UFSC adotou a medida de suspensão do serviço como parte de um plano de contingência. As autoridades de Saúde foram informadas da situação.

Continua depois da publicidade

Falta de médicos no Hospital Universitário de Florianópolis será investigada pelo MPF

O planejamento da instituição prevê que, a partir do dia 1º de novembro, a emergência pediátrica vai atender das 7h às 21h, enquanto durar o contingenciamento. 

A falta de médicos na unidade e problemas nas escalas no setor de urgência e emergência do HU levaram a uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) no mês passado. A preocupação com a situação foi relatada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) após vistorias no local.

Em setembro deste ano, o HU suspendeu o serviço de emergência pediátrico por cinco dias. Na época, 13 profissionais haviam deixado a função e as vagas precisavam ser repostas. O serviço foi retomado após a contratação de alguns pediatras, mas o problema foi resolvido apenas de forma parcial.

“O hospital conta, habitualmente, com dois médicos pediatras para atendimento na emergência e na unidade de internação. Para garantir o atendimento, a instituição contou com a colaboração de servidores realizando horas extras e remanejou atividades de ambulatório para a emergência”, diz o hospital em nota.

Continua depois da publicidade

“Entretanto, essas medidas não são suficientes para a demanda, uma vez que o déficit é de oito médicos na escala”, completa.

SC soma 40 casos de varíola dos macacos em duas semanas

Ainda segundo a nota do HU-UFSC, a medida atual precisou ser adotada “apesar dos esforços para recompor o quadro de pessoal”. Ainda esclareceu que “novos profissionais concursados já foram convocados, porém não há previsão de novo processo seletivo devido à legislação eleitoral”.

Fora a questão da emergência pediátrica, o hospital continua funcionamento normalmente, atendendo os pacientes internados e os casos encaminhados pela rede de saúde de Santa Catarina. 

Onde ir em caso de emergência pediátrica

Durante o período de suspensão do atendimento, os casos de emergência pediátrica devem ser encaminhados para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e demais unidades pediátricas do município. 

Continua depois da publicidade

O Hospital Infantil Joana de Gusmão é o centro referência para atendimento infantil em Florianópolis. Na Grande Florianópolis, o Hospital Regional de São José retomou o serviço de emergência em agosto depois de um ano e meio suspenso. 

Leia também

Quem são as vítimas de SC do hantavírus, doença transmitida por ratos

Saúde libera vacinação contra Covid de crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidade

Qual o significado do Outubro Rosa? Entenda a origem da campanha