Parentes de pacientes internados no Hospital Municipal São José, em Joinville, reclamam da falta de materiais para fazer cirurgia de coluna. Segundo relatos, existem pessoas internadas há pelo menos um mês na espera pelos itens.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As informações foram divulgadas pelo Jornal do Almoço Joinville, na sexta-feira (16). De acordo com Ailton José de Oliveira, o filho de 27 anos está internado desde sábado (12), precisa fazer uma cirurgia na região da coluna, mas não consegue devido a falta de alguns materiais.
— Segundo a direção do hospital, pode demorar de 30 a 60 dias para chegar o material. Eu acho um absurdo — disse.
Continua depois da publicidade
Ele chegou a procurar o Ministério Público de Santa Catarina para tentar agilizar o processo.
Em situação semelhante, Atamires Raimundo está com o pai, de 68 anos, à espera da cirurgia. Ele deu entrada há pelo menos um mês, e segundo ela, necessita de materiais específicos para fazer o procedimento, que também estão em falta.
— Ele não movimenta mais as pernas, não tem mais força, não fica em pé, não senta. Uma vértebra fraturada, medula comprimida, precisa do material para fazer a cirurgia. Não recebemos nenhum retorno — afirmou.
Ao JA, a Prefeitura de Joinville disse que as informações estão sendo reunidas para prestar um esclarecimento sobre o caso.
O que diz o Hospital São José
Em nota, a assessoria de comunicação do hospital informou que os pacientes e os pais estão recebendo informações constantemente sobre o atendimento prestado pela unidade e que para o procedimento, é necessário um kit de materiais.
Continua depois da publicidade
Também, que o processo de compra destes materiais foi aberto, mas nenhuma das propostas apresentadas foi válida, um novo edital foi aberto, ainda não concluído. De acordo com o hospital, a compra destes materiais acontece de forma consignada, por isso não há disponível.
Segundo a prefeitura, existem duas alternativas. O processo de compra, já em andamento, ou a transferência do paciente para uma unidade que já tenha o kit disponível, mas que depende da disponibilidade de leitos.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
AO VIVO: Pela classificação, JEC Futsal enfrenta o Sorocaba na Copa do Brasil
Cachorro dorme em cama de loja e chama atenção de moradores em SC: “Dormindo até de manhã”