Uma queda de energia afeta pacientes do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. A falta de luz acometeu pelo menos duas alas da unidade, comprometendo atendimentos. De acordo com uma usuária, que não quis ter a identidade revelada, um familiar aguardava atendimento quando a energia acabou, por volta das 22h30 desta segunda-feira (27).

Continua depois da publicidade

O problema elétrico aconteceu na subestação do Regional. Durante esta manhã, técnicos ainda trabalham para restabelecer completamente o sistema. Até às 10h30 desta terça, a unidade trabalhava em meia fase.

A unidade hospitalar conta com gerador de energia para casos de emergência, mas o equipamento não funcionou, conforme pacientes. Com a falta de luz, o sistema de computadores deixou de funcionar e os prontuários precisaram ser acessados manualmente. A queda de energia foi sentida no Centro Cirúrgico e no Centro de Materiais Esterilizados, por exemplo. Nove pacientes precisaram ser remanejados para outras alas do hospital.

O hospital e trifásico e uma das fases está rompida, deixando 20% do hospital sem luz. Dentre os problemas observados nesta manhã, estão algumas tomadas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não estão funcionando sendo utilizadas extensões. Das quatro salas de cirurgias uma delas está completamente sem luz e outras três só pra atendimento e cirurgias de emergência, as eletivas foram canceladas.

Caso exista a necessidade de cirurgias complexas, o paciente deve ser transferido ao Hospital São José, três salas do setor de infectologia permanecem sem luz e o setor de imagens está com as atividades canceladas. Segundo o administrativo do hospital, os equipamentos estão com bateria por segurança e os pacientes não foram afetados.

Continua depois da publicidade

Nesta manhã, o hospital não estava recebendo novas internações até que o problema da energia não seja resolvido, a unidade recebe somente atendimento de emergência, outros atendimentos devem ser encaminhados à outras unidades de saúde da cidade.

Problema elétrico interno

Em entrevista à NSC TV, o gerente regional da Celesc, Wagner Vogel, informou que a companhia recebeu um chamado por volta das 0h40 sobre a falta de luz no Hospital Regional. Cerca de 20 minutos depois, os técnicos já estavam na unidade para fornecer assistência, já que o problema foi na subestação que fica dentro do hospital. A instalação é mantida por uma empresa terceirizada, segundo Vogel.

Os técnicos da Celesc trabalharam para encontrar a causa da queda de energia elétrica até as 2 horas. A equipe ainda auxiliou na parte elétrica do gerador, para que ele voltasse a funcionar, mas sem sucesso. Em nota, a direção do Hospital Regional confirmou que o problema aconteceu na subestação de energia.

Um paciente que estava internado por causa de um câncer morreu de parada cardiorrespiratória durante a madrugada. Segundo a direção do Regional, a doença de Gilson Feliciano, 29 anos, estava em estado avançado não teve relação com a falta de energia. A equipe médica da unidade realizou todos os procedimentos, inclusive mecânicos, para a reanimação cardiopulmonar, mas ele não resistiu.

Continua depois da publicidade

O corpo do homem já foi liberado em Joinville e segue para a cidade de Campo Largo, no Paraná, onde sera velado e sepultado.

Ainda de acordo conforme a direção, equipes da Celesc e de uma empresa de manutenção foram acionadas e detectaram o rompimento de um cabo do gerador de energia. Durante a madrugada foi restabelecida a energia em uma fase e nesta terça-feira (28) as equipes trabalham para concluir o conserto da subestação. A expectativa é o atendimento seja normalizado até às 15 horas, uma sindicância deve ser aberta pra apurar as causas.