A vacinação de adolescentes contra Covid-19 não tem data para começar em pelo menos sete municípios da Grande Florianópolis. O principal motivo, segundo as prefeituras, é a falta de doses. Apenas Anitápolis e Nova Trento dão início a imunização deste público nesta quarta-feira (1º), data anunciada pelo governo de SC para o começo da campanha nos mais jovens.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
A imunização de adolescentes de 12 e 17 anos foi anunciada pelo governo estadual em 24 de agosto. O objetivo é ampliar o público imunizado, após a conclusão do cronograma de vacinação de pessoas com 18 anos ou mais. O calendário para os adultos seria finalizado na terça-feira (31), conforme planejamento do Estado. O que não aconteceu.
Segundo orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), os municípios catarinenses deverão destinar 10% das doses recebidas para vacinar os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% para a aplicação nos demais adolescentes, por faixa etária, sempre de forma decrescente, da maior idade para a menor, conforme o envio das doses pelo Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
A Dive reconheceu que não foi possível vacinar 100% da população adulta e que na terça-feira, 85% desse público tinha recebido a primeira dose. A diretoria informou também que o número de doses recebidas foi menor do que o esperado. Mesmo assim, o Estado manteve a previsão de vacinar adolescentes assim que novas doses da vacina chegarem.
> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
As prefeituras dos quatro maiores municípios da região — Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu — ainda não têm data para aplicar a vacina nos adolescentes. Na Capital, nesta quarta, é feita apenas a aplicação da segunda dose. O mesmo acontece com São José.
Palhoça informou que só deve divulgar o calendário quando receber mais doses. Segundo a prefeitura, não foi possível completar a vacinação dos maiores de 18 anos. Mais de 10 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas. Nesta quarta, o município aplica apenas a segunda dose.
Em Biguaçu, a prefeitura orientou que pais e responsáveis por adolescentes que possuam comorbidades ou que pertençam aos grupos de gestantes, lactantes e puérperas agilizem a documentação comprobatória da condição de saúde.
Continua depois da publicidade
O município aguarda notas técnicas com informações dos quantitativos que vai receber para dar início ao planejamento e logística da nova etapa de vacinação.
Duas cidades começam a vacinação
Segundo o secretário de saúde de Anitápolis, Anderson Volpato, o município trabalha com esquema de agendamento e os agentes de saúde já entraram em contato com o público que deve ser imunizado. O município de 3 mil habitantes conseguiu vacinar todos os adultos na segunda quinzena de agosto.
> Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados
Já Nova Trento vai imunizar nesta quarta adolescentes na faixa etária dos 15 aos 17 anos. A prefeitura orienta que os pais ou reponsáveis acompanhem os menores até o local de vacinação.
Leia também
Anticorpos da Covid: quanto tempo dura e o que já se sabe sobre
Continua depois da publicidade
Florianópolis vai cobrar “passaporte de vacinação” para acesso a bares, hotéis e eventos