Moradores de Florianópolis reclamam da falta de dentistas para atender a população nas unidades básicas de saúde. Em pelo menos oito postos, onde deveria haver dois profissionais para dar conta da demanda, apenas um está disponível. Em outros dois, não há nenhum dentista alocado.

Continua depois da publicidade

A situação foi mostrada pela NSC TV, nesta quarta-feira (11). De acordo com a reportagem, um dos bairros que mais está sofrendo com a falta de dentistas é a Tapera, no Sul da Ilha. O centro de saúde do bairro é um dos que deveriam ter duas pessoas atendendo, mas apenas uma está trabalhando. O outro profissional foi deslocado para ajudar no atendimento de outra unidade.

Próximo dali, na Caieira da Barra do Sul, os moradores estão há cerca de um ano esperando por um dentista. O que atendia na unidade se aposentou e ainda não foi substituído. Além dessa comunidade, os residentes da Costa da Lagoa também não têm nenhum dentista à disposição.

Segundo a prefeitura, atualmente há 89 dentistas contratados, que estão divididos em 49 postos de saúde. O número é menor do que o sugerido pelo Ministério da Saúde, que determina a presença de um profissional para cada 3 mil habitantes.

O Conselho Local de Saúde do bairro Tapera já entrou em contato com a prefeitura, por meio de um abaixo-assinado, mas ainda não obteve resposta.

Continua depois da publicidade

Em nota, a prefeitura reconheceu o problema, mas diz que novas contratações só podem ser feitas por meio de concurso público. Um edital está sendo elaborado e deve ficar pronto ainda neste semestre. No entanto, não há data para que os dentistas comecem o trabalho.