Um novo acidente na Ponte Engenheiro Udo Deeke, na Rua 7 de Setembro, reacendeu a discussão sobre a segurança do local. Pelo que o Santa apurou, desde agosto de 2012 até hoje foram registrados pelo menos sete casos em que os motoristas perderam o controle dos veículos e caíram no ribeirão Garcia. Para poder público e especialistas, não há problemas estruturais na pista. O motivo é a imprudência.

Continua depois da publicidade

O professor de Engenharia Civil da Furb José Nuno Wendt é um dos que descartam falhas na via a qual, segundo ele, apresenta largura adequada e, apesar da curva um pouco antes da ponte, é praticamente uma reta. Sua tese é reforçada pela opinião da professora de Arquitetura e Urbanismo da Furb Carla Cintia Back. Para ela a causa dos acidentes tem mais a ver com a falta de cuidados.

::: Carro cai em ribeirão e dois homens ficam feridos em Blumenau

::: “Foi um resgate bastante complicado”, afirma bombeiro que ajudou a salvar ocupantes do carro que caiu em ribeirão em Blumenau

::: Prefeitura cogita instalar lombada eletrônica na Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau

Continua depois da publicidade

– Pelo que conheço o traçado é bom. Passo sempre por ali e não vejo problema. Os acidentes devem acontecer por descuido. Não é problema da via e sim de imprudência – defende Wendt.

De acordo com o diretor de Trânsito Fábio Campos, a maioria dos acidentes seguidos de queda da ponte ocorrem de madrugada, quando há pouco movimento de veículos. Isso, segundo o diretor, reforça o indício de imprudência, que pode ter origem no excesso de velocidade ou uso de álcool e drogas.

Em meados de junho do ano passado, a Secretaria de Serviços Urbanos implantou um guard-rail de 20 metros no lado esquerdo da via, pouco antes da ponte. A obra teve início depois de um acidente com morte.

Como o problema não foi resolvido, a Guarda de Trânsito irá sugerir que o semáforo entre a Alameda Rio Branco e a 7 de Setembro fique ligado de madrugada. Outra medida a ser adotada nos próximos meses é a implantação de sensor de avanço de sinal. Campos descarta erros estruturais e garante que o trecho é bem sinalizado.

Continua depois da publicidade

– Se o veículo estiver a 50 km/h, faz a curva tranquilamente. Se estiver a 100 km/h vai se perder em qualquer curva – diz.