O domingo exigiu paciência para quem precisou usar o transporte coletivo em Blumenau. Isso porque além de linhas troncais com horários atrasados, os passageiros se depararam com as estações de pré-embarque da Avenida Beira-Rio, no Centro, fechadas. Sem aviso prévio sobre a interrupção do atendimento nas estações e, consequentemente, sem integração do transporte, houve até quem precisou pagar duas passagens.
Continua depois da publicidade
Como de costume, as versões dadas por Seterb, empresa e sindicato da categoria, o Sindetranscol, divergem. O presidente do Sindetranscol, Ari Germer, disse desconhecer o problema:
– Tem que ver com a empresa, né? Até onde eu sei todas as estações estavam abertas.
O diretor da empresa Nossa Senhora da Glória, Humberto Jorge Sackl, o Betinho, não atendeu as ligações da reportagem para comentar o assunto, mas, segundo o diretor de Transporte do Seterb, Lairto Leite, a empresa _ responsável por operar as estações da Beira-Rio _ justificou que a falta de cobradores ocasionou o fechamentos das estações. A informação foi confirmada pelo advogado da Glória, Antônio Carlos Marchiori:
– O setor administrativo da empresa líder do consórcio me passou que alguns empregados não foram trabalhar no domingo e, por isso, as estações não abriram.
Continua depois da publicidade
::: Tarifa de ônibus será de R$ 3,65 em Blumenau a partir de 27 de janeiro
Seterb deve multar consórcio
Informado sobre o fechamento das estações de pré-embarque ainda no domingo, o Seterb garante que irá punir o Consórcio Siga pela interrupção do serviço. A punição, que pode variar desde uma advertência até uma multa, é encaminhado ao Siga, que então, segundo Leite, repassa para a empresa responsável, no caso a Glória.
– Como as cláusulas do contrato já foram descumpridas outras vezes, neste caso será aplicado uma multa – explica Leite, que, por conta de recentes reajustes na tabela de multas, não soube precisar qual o valor da penalidade.
Já sobre a dificuldade de integração enfrentada por passageiros no domingo, Leite orienta que essas pessoas, ao verem que as estações estão fechadas, só desembarquem nos terminais. Leite ainda garante que o Seterb irá apurar o motivo dos atrasos nas linhas troncais.
Continua depois da publicidade