Se não chover o suficiente no período de janeiro a março, o Brasil poderá ter dificuldades na geração de energia no próximo ano. O alerta é do presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, no novo vídeo do espaço Estela Entrevista.
Continua depois da publicidade
O empresário, que tem amplo conhecimento sobre o setor, observou que cerca de 70% da geração do Brasil é hidrelétrica, que produz 60% a 70% da capacidade instalada. Sempre que tem água, as térmicas ficam paradas.
– Há alguns meses, todas as térmicas estão gerando, mas não está sendo suficiente para manter os níveis dos reservatórios, que estão descendo muito. No Sudeste eles estão só com 30% da capacidade. Agora, começa o período chuvoso. Se de janeiro a março chover menos que 90% da média, vamos ter dificuldades no próximo ano – afirmou Zaroni.
Na entrevista, o empresário também falou sobre a polêmica da MP 579 para redução do preço da energia em 20% e sobre as conquistas da Tractebel este ano. Segundo ele, o mercado esperava licitação para as concessões de geração.
Continua depois da publicidade
A renovação com preço regulado vai reduzir o preço da energia, mas vai criar dificuldades para as empresas, por isso a polêmica, observou. A Tractebel não foi atingida pela medida porque a sua primeira concessão vencerá em 2028.
Conforme Zaroni, a companhia está fechando 2012 com resultado muito bom. Acaba de contratar 50 colaboradores, inaugurou a Usina de Estreito com 1.080 MW, iniciou a construção de três parques eólicos no Nordeste e foi incluída, novamente, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa