A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) decidiu manter, nesta sexta-feira (26), um alerta para que os consumidores utilizem de forma consciente a água que recebem em casa. A medida foi tomada devido à falta de chuvas em todo o Estado. Segundo a empresa, cabe aos moradores ajudar para que não haja problemas de falta de água.

Continua depois da publicidade

Em São José, na Grande Florianópolis, a estiagem gerou problemas no abastecimento de todos os bairros. Segundo a Casan, a situação foi identificada por volta das 12h. A previsão era de que o fornecimento voltasse ao funcionar a partir das 18h, mas tudo só deve ser normalizado por volta das 18h de sábado (27).

Segundo a Casan, há uma série de medidas que os moradores podem tomar para reduzir o consumo de água. Entre elas, estão diminuir o tempo de banho e também ajustar as válvulas de descarga dos vasos sanitários. Conforme a empresa, os gastos no banheiro podem representar até 75% de todo o consumo em uma residência.

Veja abaixo todas as dicas:

Tome banhos mais breves.

– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

Continua depois da publicidade

– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Não lave roupa com água corrente.

– Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

– Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.

– Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

Continua depois da publicidade

– Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.

– Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

– Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.