Os joinvilenses que precisaram de atendimento na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Leste, no bairro Aventureiro, e no Pronto-atendimento (PA) Sul, no Itaum, ficaram mais tempo do que o usual na fila de espera nesta terça-feira. Problemas com falta de água e ausência de médicos causaram o transtorno.
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Segundo uma funcionária da UPA Leste, que preferiu não se identificar, no domingo faltou água na unidade a partir das 10 horas e só voltou na segunda-feira de manhã, o que levou à suspensão do atendimento, já que não havia condições mínimas de higiene. A exceção foi o atendimento a uma criança que chegou com convulsões.
– Quando soubemos do problema com a adutora no domingo, ligamos para a Águas de Joinville para solicitar um caminhão-pipa, mas eles disseram que levaria 24 horas – contou a funcionária.
Ontem, do meio-dia às 16 horas, voltou a faltar água na UPA, período em que o atendimento à população precisou ser suspenso. De acordo com a funcionária, os pacientes que já haviam passado pela triagem – classificação do estado de saúde via Protocolo de Manchester – até o meio-dia foram atendidos, mas os que chegaram depois foram orientados a ir até o PA Norte, no Costa e Silva. Por volta das 16h30 de ontem, a situação na UPA Leste já havia se normalizada.
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Falta de médicos
Já no PA Sul, foi a falta de médicos na parte da manhã que dificultou o atendimento. Como só havia um clínico-geral, o médico não conseguiu dar conta da demanda da unidade, que é uma das mais procuradas em Joinville. Os pacientes que não foram atendidos no período passaram para a tarde, o que prejudicou o atendimento dos que chegaram depois.
O ajudante de pedreiro Waldoir Pedrozo, 55 anos, que chegou ao PA Sul com fortes dores nas costas às 14h30 e recebeu a pulseira verde, de pouco urgente, deveria ser atendido em até duas horas, mas às 17h30 ele ainda não havia consultado.
– Estava colocando azulejos hoje de manhã em um sobrado quando dei o mau jeito nas costas – disse o morador de Blumenau, que permanecerá em Joinville a trabalho por três meses.
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Claudineia Alves Ferreira, 20, acompanhava uma amiga com dores no estômago. Elas também chegaram ao PA por volta das 14h30, mas a amiga ainda não havia sido atendida três horas depois. Às 17h30 de ontem, a sala de espera do PA estava lotada de pacientes à espera de consultas, entre eles, idosos.
Águas de Joinville
Conforme a Águas de Joinville, as unidades de saúde como as UPAs e os PAs têm atendimento prioritário. Em caso de falta de água elas tem que ser atendidas imediatamente pelo caminhão-pipa. Caso alguém da companhia tenha informado aos funcionários da UPA Leste que levaria 24 horas para o caminhão-pipa abastecer a unidade, essa pessoa desrespeitou uma norma da companhia, que estabelece que o atendimento tem de ser imediato. Além disso, a Águas de Joinville também informou que todas as unidades de saúde do município contam com um número de plantão de funcionários da companhia para emergências.
Prefeitura de Joinville
Segundo a secretária de Saúde de Joinville, Larissa Grun Brandão Nascimento, dos três médicos previstos na escala das 7 às 10 horas no PA Sul, dois faltaram, por isso o atendimento ficou comprometido. A partir das 10 horas, a escala ficou novamente completa e, de acordo com a secretária, por volta do meio-dia o atendimento foi normalizado.
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Os médicos que faltaram ainda não apresentaram atestado ou outro motivo para a ausência.
– Caso eles não apresentem atestado nesta quarta-feira, eles terão o dia descontado – afirmou Larissa.
O procedimento, em caso de ausência de médicos, é transferir o atendimento para outro PA.