A constante falta de água em casas de Chapecó, no Oeste catarinense, motivou reclamações e uma multa de mais de R$ 1 milhão para Casan, empresa responsável pelo fornecimento na região. De acordo com o Procon, em 2023, foram 3,6 mil casos relacionados ao problema. Na maioria, houve interrupção do serviço por 12h, 24h ou até mais.

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A investigação por parte do órgão fiscalizador começou em janeiro e constatou a infração. Neste período, o bairro mais afetado foi o Efapi, com 400 casos. Na sequência vêm o Bom Pastor (200) e o Santo Antônio, com quase 200 casos. Os bairros Presidente Médici e Centro também tiveram mais de 150 ocorrências relacionadas à falta de água.

— A Casan foi notificada na semana passada e tem prazo para recurso, mas não deve obter êxito pois nosso processo está bem embasado — disse Gustavo Vendramin, coordenador do órgão de defesa do consumidor.

O prefeito João Rodrigues (PSD) ainda complementou que a Administração Municipal recebeu muitas reclamações sobre o serviço prestado pela Casan e por isso pediu rigor ao Procon na apuração das denúncias.

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— Temos que ter respeito com o cidadão que trabalha o dia inteiro, chega em casa e não tem água, mas a conta chega. Nós já pedimos para a Casan que melhore seu sistema de distribuição, que contrate equipamentos modernos para identificar os vazamentos, pois água no reservatório não é mais o problema. Tem água mas ela não chega na casa do cidadão. Nós estamos reunindo documentos e se não melhorar o serviço nós vamos romper o contrato e municipalizar o sistema — disse.

O que diz a Casan

Por nota, a Casan confirmou ter recebido a notificação do Procon no dia 16 de abril e destacou que analisa o caso, além de reforçar que ainda cabe recurso e que tem feito “diversos investimentos” na cidade.

Leia a nota na íntegra

“A Casan informa que recebeu notificação enviada pelo Procon no último dia 16 de abril. O caso está em análise pela Companhia, que tem prazo para apresentar recurso. É importante destacar que a CASAN tem realizado diversos investimentos nas instalações físicas e recursos humanos visando a melhoria contínua no Sistema de Abastecimento de Água de Chapecó. Tanto em termos de melhoria da qualidade, quanto do aumento da produção. Somente no período entre 2018 e 2024, a Casan realizou melhorias nas instalações físicas da Estação de Tratamento de Água – ETA, nas redes existentes, melhorias operacionais, desassoreamento, aquisição de equipamentos novos e equipamentos de análises de qualidade da água; e na reforma e ampliação de instalações físicas, conferindo maior segurança e qualidade na prestação dos serviços”.

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