A dupla de criminosos que se passou por agentes de combate à dengue para entrar na casa de um idoso em Blumenau e cometer um assalto violento contra ele foi condenada pela Justiça. Em agosto, o homem de 74 anos foi amarrado, amordaçado e trancado no banheiro antes de ter o carro e dinheiro levados. A Polícia Militar, porém, encontrou os suspeitos, que agora permanecerão presos para cumprimento da pena.
Continua depois da publicidade
O caso aconteceu em uma casa do bairro Salto do Norte. Na ação, os réus foram até o imóvel da vítima, que mora sozinha, com bonés e crachás de identificação supostamente da prefeitura. Com a desculpa de que precisavam “passar veneno” nos vasos de plantas por conta do mosquito da dengue, entraram no terreno.
Lá, renderam o homem usando uma arma, amarraram os pés e mãos dele, amordaçaram o morador e o prenderam no banheiro. Os dois fugiram levando o carro da vítima e R$ 738 em espécie. Assim que conseguiu pedir ajuda e acionar a PM, uma perseguição aconteceu e a dupla foi presa em flagrante.
Os bandidos são reincidentes e foram condenados a 11 anos e 10 anos de reclusão, em regime inicial fechado. Eles não poderão recorrer em liberdade, uma vez que a Justiça entende que a prisão é necessária para a garantia da ordem pública.
A decisão é de 1º grau e por isso é possível recorrer.
Continua depois da publicidade
Falsos profissionais
À época, a prefeitura informou que tanto os uniformes, quanto os crachás utilizados pelos homens eram falsificados. “A equipe de combate às endemias utiliza camisa branca, com a bandeira do município na manga, e o mosquito na cor branca, e os crachás não possuem a bandeira nas cores vermelha e branca no topo, como apresentadas nas imagens divulgadas”, escreveu a Secretaria de Promoção da Saúde.
A secretaria pediu, ainda, que a população fique atenta aos detalhes para que outros episódios como o que viveu o idoso não se repitam.
Leia mais
Casa iluminada de Blumenau volta a ser atração no Natal em 2023; veja data de abertura