Um homem de 23 anos foi vítima de um golpe em Pomerode e procurou a polícia na tarde desta segunda-feira (25). Ele recebeu mensagens de um presidiário que se passava por delegado pedindo dinheiro, e repassou o valor de R$ 13,5 mil. A estratégia do golpista foi pedir a quantia em troca de uma fiança por assédio.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

De acordo com a Polícia Militar, a vítima recebeu uma mensagem no WhatsApp no sábado (23), de um homem que afirmava ser um Delegado da Polícia Civil. Ele enviou um documento cobrando uma fiança por um suposto crime de assédio sexual. O jovem de Pomerode pagou o valor pedido.

A vítima achou que havia se livrado da acusação, mas nesta segunda recebeu mais mensagens de um outro número pedindo novos depósitos. Ele transferiu dinheiro outras quatro vezes antes de ir pessoalmente ao quartel da Polícia Militar, onde descobriu que havia sofrido um golpe.

Os números que entraram em contato com a vítima tinham DDD 51. Em troca de informações com policiais do Rio Grande do Sul, a PM descobriu que uma das contas para a qual foi feita o depósito está em nome de um detento do presídio de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Sobre o golpe

A Polícia Militar de Pomerode informou que o golpe é bastante comum. Um perfil feminino na rede social faz contato com a vítima e começa a enviar fotos íntimas. Em determinado momento uma pessoa se passando por delegado faz contato com o homem e diz que as imagens são de crianças ou adolescentes e que um inquérito será aberto. Com receio da denúncia, a pessoa cede e paga os valores cobrados pelos bandidos. 

De acordo com a PM, muitas vezes as fotos usadas pelos criminosos são da própria internet e dificilmente se consegue identificar quem são as pessoas nas imagens. 

Leia também

Investigação sobre o Parque das Itoupavas, em Blumenau, é arquivada

Caça ao motorista que matou policial de Blumenau completa 35 horas

Mulher é morta a facadas em Rio do Sul após terminar relacionamento, diz polícia

Jovem é encontrada morta seminua em rua de Itapema