Um falso curandeiro que vendia remédios irregulares para tratar doenças crônicas, como diabetes e Parkison, foi preso em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí. O comerciante fazia atendimentos espirituais em um sítio no interior do município, onde foram encontrados centenas de medicamentos e chás que seriam terapêuticos. Com tantos produtos no local, a Polícia Civil precisou de um caminhão caçamba para transportar o material.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A ação policial aconteceu após uma fiscalização feita pela Vigilância Sanitária Regional de Rio do Sul, que interditou o “consultório”. Conforme a Civil, diversas pessoas estavam aguardando por atendimento do homem quando os policiais chegaram ao sítio.

No local, foram encontrados produtos como medicamentos e chás que seriam de uso medicinal, principalmente para tratar diabetes, Parkinson e doenças de intestino e estômago. A polícia também apreendeu cadernos com anotações da prática de curandeirismo. “Era tanto material que foi necessário auxílio de um caminhão caçamba para o transporte de todo o material”, afirmou a Civil no relatório sobre a ocorrência.

Roubo de meio milhão a cooperativas de Itajaí leva seis homens à prisão

Continua depois da publicidade

Aos fundos da casa, um cachorro vítima de maus-tratos foi encontrado em péssimo estado de saúde. O animal estava com muita fome, sem condições de se mover e cheio de parasitas. A Associação Laurentinense de Proteção Animal foi acionada para recolher e encaminhar o cão para atendimento veterinário.

Além disso, uma quantidade volumosa de dinheiro em espécie foi recolhida pelas autoridades, mas o valor da quantia não foi confirmado no primeiro registro da ação policial à imprensa.

Acidente entre caminhão e carro mata motorista em Blumenau

Por conta de todas as situações presenciadas pelos policiais e os indícios no local, o homem foi preso em flagrante por curandeirismo, falsificação, corrupção, adulteração de produtos farmacêuticos e maus-tratos contra animais. O suspeito foi encaminhado ao Presídio Regional de Rio do Sul e caçamba cheia de produtos foi levada à garagem da delegacia.

Veja fotos dos produtos apreendidos:

Produtos usados por falso curandeiro foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Produtos usados por falso curandeiro foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Produtos usados por falso curandeiro foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Leia também

Vereador falta a sessões para não ser preso por assassinato em SC e perde mandato

Continua depois da publicidade

Quem é o trabalhador que morreu ao despencar de andaime em construção de residência em SC

Casos de dengue passam de 50 mil em SC neste ano; veja cidades em epidemia