Todas as operações dos dois aeroportos de Buenos Aires, Ezeiza e Aeroparque Metropolitano, e de San Fernando, província de Buenos Aires, foram suspensas por 48 horas, desde as 13 horas desta segunda-feira, informou a Administração Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a agência, uma falha técnica impede a comunicação entre as torres de controle dos três aeroportos e os aviões. Os técnicos da Anac estão reunidos para encontrar uma solução.
Continua depois da publicidade
“Devido a falhas no Sistema de Comunicação do Centro Controle Aéreo, foram suspensas todas as operações áreas nos aeroportos da região metropolitana até que se solucione o problema”, afirmou nota da agência.
“A falha detectada provém do Voice Swiching, que é o mecanismo que estabelece a comunicação entre as aeronaves e as torres de controle, e afeta todos os voos comerciais, regulares e não regulares, assim como os voos privados”.
A Anac não informou para onde os voos estão sendo transferidos. As associações de pilotos denunciam a precariedade dos sistemas de segurança e de controle dos voos na Argentina desde agosto de 1999, quando houve um dos mais graves acidentes da aviação argentina, com 65 mortos e 17 feridos.
Continua depois da publicidade