Uma falha na subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras (RJ), causou o apagão que atingiu cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, afirmou Furnas neste domingo (19).
De acordo com a estatal, a falha ocorreu às 21h21. O restabelecimento total da energia demorou uma hora.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora. A empresa está analisando as causas do ocorrido — afirmou a empresa, em nota.

> SC tem mais de 5 mil moradores de rua

A Enel Distribuição Rio, uma das concessionárias de energia que atende o estado do Rio, informou que a falha causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos e em cidades como Macaé, Cantagalo e Teresópolis.

Continua depois da publicidade

O apagão durou cerca de uma hora, segundo a Enel. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes às 22h32, segundo informou a concessionária.

A falta de energia também atingiu cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. A Energisa, concessionária que atende cidades no Rio e em Minas, informou que instabilidades no sistema de sua supridora de energia foram responsáveis por interrupções de energia em Nova Friburgo (RJ) e municípios mineiros. Segundo a empresa, a situação já foi normalizada em 100% dos municípios impactados.

> 56% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

A Cemig, que atende a municípios em Minas Gerais, confirmou que houve falta de energia nos municípios de Estrela D’Alva e Volta Grande, na Zona da Mata. A interrupção começou às 21h21, e o fornecimento foi inteiramente normalizado às 21h45.

— As causas da interrupção estão sendo apuradas pelos órgãos responsáveis — informou a Cemig, que adiantou que a falta de energia foi motivada por uma ocorrência externa ao sistema da empresa.

Continua depois da publicidade

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não havia se manifestado sobre as causas até a conclusão deste texto.

> Mourão assume presidência durante viagem de Bolsonaro a Nova York

O país passa por uma crise no setor de energia. A falta de chuvas deixou os reservatórios das hidrelétricas em seu pior nível em 91 anos e tem forçado o governo a tomar medidas para afastar o risco de racionamento.

VÍDEO: Há risco de apagão elétrico no Brasil?

Leia também

SC tem apenas uma região em risco gravíssimo para Covid pela segunda semana seguida

MP-SC busca sensibilizar famílias para que levem filhos saudáveis à escola

UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira