O descarrilamento que deixou seis mortos nos arredores de Paris na sexta-feira foi causado por uma peça de aço que ligava dois trilhos e se soltou na hora do acidente, confirmou neste domingo a empresa responsável pelo transporte ferroviário na França (SNCF).
Continua depois da publicidade
A peça é uma espécie de garra de aço que liga dois trilhos, explicou o presidente da SNCF, Guillaume Pepy, em entrevista coletiva, confirmando a versão divulgada pela empresa no sábado, quando a investigação ainda estava em curso.
Durante a entrevista foram projetadas fotos tiradas pela SNCF da peça de 10 quilos que se soltou de forma ainda inexplicada e ficou presa no desvio, causando o descarrilamento.
Técnicos da SNCF fizeram uma perícia no trem acidentado e não constataram “nenhum defeito mecânico” na locomotiva, nem nos vagões. Pepy acrescentou que o trem foi vistoriado no dia 29 de junho.
– Conhecemos os motivos do acidente, mas não conhecemos as causas – explicou Jacques Rapoport, presidente de Réseau Ferré de France, órgão responsável pela rede ferroviária na França, que também participou da coletiva de imprensa.
Continua depois da publicidade
Pepy informou ainda que a operação de retirada dos vagões acidentados deve se encerrar na segunda-feira. Um guindaste de 700 toneladas chegou da Bélgica no sábado e começou a trabalhar no mesmo dia.
O presidente da SNCF explicou que depois da retirada dos vagões, “teremos que reconstruir totalmente 600 metros de ferrovia, é uma obra muito importante”.
De acordo com as autoridades, 14 passageiros do trem que seguia de Paris em direção de Limoges, na região central da França, permaneciam internados neste domingo, dois em estado crítico.