São doze partidas sem derrotas e a classificação para a segunda fase da Série D garantida com duas rodadas de antecedência. A campanha do JEC vem empolgando a torcida e a expectativa pelo acesso para a Série C é muito grande, afinal, caso não consiga subir, o Tricolor não terá calendário nacional em 2022. Mas o desempenho até aqui não é surpresa nenhuma para o técnico do time, Leandro Zago. Em entrevista à CBN Joinville nesta terça-feira (24), o comandante do Coelho destacou que o planejamento sempre foi esse.
Continua depois da publicidade
— Falei desde o início que a gente ia fazer uma campanha pra brigar em cima na tabela […]. A gente não imaginava que ia por esse caminho [de invencibilidade] mas em relação a pontuação a nossa expectativa era essa mesmo — destacou.
Agora com a classificação garantida, o JEC vai em busca – nas duas rodadas finais da primeira fase – do primeiro lugar do grupo. No momento, o clube está com a mesma pontuação do Cascavel-PR, 24 pontos, mas perde nos critérios de desempate. Diferentemente desta primeira fase que é disputada em pontos corridos, já a partir da segunda fase a Série D tem confrontos eliminatórios, o “mata-mata”, com um jogo em casa e outro na casa do adversário. Leandro Zago disse que a metodologia adotada por ele e por sua comissão técnica foi de sempre encarar todos os jogos da competição como uma final. Dessa maneira, segundo ele, o elenco já foi se preparando ao longo de toda a Série D para o momento de disputar o mata-mata.
— A gente já vem treinando pênaltis, a gente já vem se preparando pra esse ambiente de jogos de mata-mata, eu venho treinando variações dentro da equipe pra enfrentar cenários de ter que fazer gol ou de saber explorar contra-ataque — pontuou.
Zago possui experiência de muitos anos trabalhando na base do Atlético/MG e também, por algumas ocasiões, ter assumido o time principal do Galo. Além disso, ele é instrutor da CBF Academy, o curso que forma novos treinadores da Confederação Brasileira de Futebol. Ele destacou que vários fatores fazem da Série D um campeonato mais disputado e nivelado, até mesmo fatores extracampo. O treinador apontou que o fato, por exemplo, de árbitros menos experientes comandarem as partidas, fazem os jogos serem conduzidos de maneiras diferentes se fossem profissionais com mais rodagem. Além disso, ele apontou também a experiência de jogadores que atuam em equipes com menos qualidade técnica como fator para equilibrar a disputa, fazendo faltas, atrasando reposições de bola, entre outras atitudes.
Continua depois da publicidade
— Todos os jogos que a gente era superior tecnicamente, o nosso adversário sempre foi muito eficiente em não ter jogo — disse.
O Joinville tem a melhor defesa do grupo A8 e a segunda melhor defesa de toda a Série D. O Tricolor foi vazado apenas cinco vezes, enquanto que a Ferroviária-SP, no grupo A6, sofreu apenas três gols. Segundo o técnico Leandro Zago, essa condição só é possível porque os jogadores entenderam a filosofia de trabalho, com todos os atletas participando de todas as ações do jogo, mesmo que distantes da bola.
— Eu penso que o jogo de futebol tem que ser jogado em todos os seus momentos pelos onze atletas. A gente tem que se defender com onze, atacar com onze, a gente tem que – ao perder a bola – ter onze jogadores rapidamente agindo ali pra se defender — explicou.
Zago ainda comentou como foi implantar uma mentalidade vencedora no JEC, analisou o novo reforço do meio campo tricolor – o meia Renan Oliveira – e falou de outros pontos desta campanha de destaque do Coelho na Série D 2021.
Continua depois da publicidade
Abaixo você pode conferir na íntegra a conversa de Leandro Zago com Jota Deschamps e Fernando Gonçalves. O bate papo foi ao ar no programa CBN Mais desta terça-feira (24).