*Estou namorando uma moça há oito meses. Só que, de uns tempos para cá, ela está sempre desconfiada e controla tudo o que eu faço. Fica arrumando confusão, achando que eu não gosto dela. Pergunta se ela é boa de cama, se eu tenho vontade de ter outra mulher…
Continua depois da publicidade
Eu não faço nada, mas fico assustado com o jeito dela. Quando a gente está junto, ela quer fazer sexo o tempo todo, para que eu não tenha vontade de fazer com outra. Isto me parece uma loucura dela! O que eu faço?
Amigo leitor, pelo jeito, você está com alguém com sinais de “amor” obsessivo, o que pode até ser classificado como relacionamento abusivo. Isto pode ser complicado! Atitudes como telefonar repetidamente, longos e-mails e mensagens, visitas fora de hora e sem avisar fazem a vida do casal virar um eterno incômodo. Pode dar até um certo medo do que ela possa fazer a seguir.
Os sintomas variam, mas ficam em torno de insegurança exagerada, obstinação, pensamentos repetitivos, teimosia, insistência para os outros fazerem o que e como ela quer, se agarrar com unhas e dentes a qualquer oportunidade de ficar ligada a você e morrer de medo da separação.
Continua depois da publicidade
A insegurança é desproporcional à realidade.
COMO AJUDAR
Muitas vezes, a pessoa não controla os pensamentos negativos, achando que o outro, em algum momento, vai se dar conta de que ela não é boa e, assim, trocá-la. Ao mesmo tempo, se sente valorizada ao pensar que o outro a ama e precisa muito dela.
Estas duas situações causam confusão. Sua namorada precisa procurar uma psicoterapia logo. Se você gosta mesmo dela, convença-a disto e, quem sabe, vá junto. Apoio é uma grande demonstração de amor.