* Estou saindo há seis meses com uma mulher de quem estou gostando muito. Temos cinquenta e poucos anos. Eu ando falhando com frequência e, às vezes, não consigo gozar. Já ocorreu isso com outras mulheres. O que devo fazer?
Continua depois da publicidade
A solução é desencanar, tirar a preocupação com o desempenho da sua mente. A melhor forma de prevenir essa situação é identificar a fonte de tensão e o que faz você se cobrar a ponto de perder a ereção.
Muitas vezes, a paixão faz com que você tenha muito medo de frustrar a outra pessoa. Aí, se instala a ansiedade para ter um bom desempenho. Observe e avalie se as atitudes de sua parceira podem estar lhe deixando nesse estado.
Se não for compreensiva, é bom destacar que ela não tem esse comportamento de propósito, e, sim, porque também deve se sentir culpada pelo problema.
Avaliação
Peça que ela, individualmente, também faça a mesma avaliação sobre as atitudes que possam estar colaborando para essa situação. A partir disso, conversem, sem cobranças ou pressões, sobre o que vocês descobriram. Caso esse diálogo seja difícil, é bom procurarem um profissional. Terapeuta sexual e sexólogo são os especialistas nessa área.
Continua depois da publicidade
São conflitos de rápida solução e, muitas vezes, podem ser resolvidos em poucas sessões de psicoterapia. Não deixe que essa dificuldade leve a outras e prejudique o relacionamento de vocês.