*O que fazer se estou sofrendo assédio sexual? Como posso saber se estou sendo assediada, ou se é só brincadeira, e eu é que sou desconfiada?

Continua depois da publicidade

(Foto: Pexels / Divulgação)

Assédio sexual inclui qualquer comportamento sexual indesejado, como tocar ou até mesmo fazer comentários de conotação sexual. Mas, às vezes, pode ser difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e o próprio assédio.

Se você identificar este tipo de situação, deve reagir de maneira adequada. Quando uma vítima não faz nada, o problema, geralmente, continua e até piora!

Por isso, sugerimos que você não fique calada. De modo calmo, mas claro, diga à pessoa que você não vai tolerar este tipo de comportamento.

Continua depois da publicidade

Se alguém tocar em você de um jeito que a deixa desconfortável, vire para esta pessoa na hora e diga: “Nunca mais encoste em mim!”. Isto, geralmente, pega o outro de surpresa.

Mas, se o outro insistir, não desista de se impor. Mostre-se madura e confiante do que quer.

Nada de insegurança

Se ameaçar agredir você, saia de perto dele o mais rápido possível e busque a ajuda de alguém de confiança. Evite reagir às insinuações com uma brincadeira ou com um sorriso. Deixe claro, pela sua reação e pela expressão facial, o tipo de comportamento que você tolera ou não tolera.

Tente não transmitir insegurança. Dificilmente, a pessoa vai parar se você não for clara.

Por isso, seja firme! E não ria de piadas picantes nem participe de conversas sobre sexo quando não se sente à vontade com o tema ou com aquela pessoa.

Continua depois da publicidade

Leia todas as colunas do Falando de Sexo

Leia mais notícias da Hora de SC