* Agradecemos a contribuição da equipe do site intimamentebem.com.br que sugeriu à nossa coluna o texto sobre mães que amamentam e deparam com o ressecamento vaginal. Por ser considerado tabu, muitas mães não levam o problema ao médico e acabam sofrendo com falta de lubrificação, irritação ou queimação, coceira, diminuição da elasticidade da vagina e dor durante a relação sexual.
Continua depois da publicidade
Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
O ressecamento vaginal é um problema que acomete mulheres durante o pós-parto e amamentação, podendo afetar a qualidade de vida das mães. Ocorre após o nascimento do bebê pois, neste período, a produção de hormônios é alterada, significativamente, para que haja a produção de leite.
Continua depois da publicidade
Durante a amamentação, os níveis de prolactina aumentam, e a sua presença inibe a produção de estrogênio, responsável por estimular as células da parede vaginal. Durante esse período, a mãe já está passando por inúmeras mudanças emocionais e físicas.
Os sintomas do ressecamento vaginal podem causar ainda mais desconfortos às mulheres.As principais consequências são a falta de lubrificação, sensação de irritação ou queimação, coceira, diminuição da elasticidade da vagina e dor durante a relação sexual. Estima-se que 70% das mulheres que estão amamentando possam sentir a vagina ressecada.