O clima de festa, bom humor e renovação de energia nesse período recompensa o seu organismo. A proximidade do final de ano mexe com os nervos: cria um tipo de ansiedade que parece nos dar mais vontade de viver. É um estresse capaz de motivar as pessoas a fazer algo especial. As cidades ficam mais agitadas, e o trânsito, maluco. Todos correndo para poder… parar – e se entregar à família e amigos.

Continua depois da publicidade

Uma pausa para reunir quem se ama em torno do Natal e celebrar tanto o ano que se encerra como aquele que está por vir. Ou, simplesmente, um intervalo para descansar e mergulhar em um período de férias, que coincide com a chegada do verão. Tudo isso, claro, repercute em nossa saúde.

Corpo e mente

Dezembro fecha um ciclo marcado por muitas festas. É um período em que se encerra o velho para dar início ao novo. Um momento para fazer novas promessas e ter ainda mais esperanças.

Continua depois da publicidade

E aí, é praticamente inevitável: este movimento mexe com nosso corpo e com a nossa mente. Que tal aproveitar este momento para se reorganizar?

É hora de dar um fim nas mágoas que aconteceram ao longo do ano, de rodar a baiana, olhar no olho do outro e dizer: “chega de fazer de conta, agora, vamos mudar de verdade para viver bem”. O cérebro percebe essa reviravolta e a mente prepara o corpo para essa mudança. Isso chama-se renovação.

Na cama

Sexualmente falando, é hora de contabilizar quantos encontros sexuais e/ou carinhosos vocês tiveram no ano que está terminando. Está bom assim ou pode melhorar?

Continua depois da publicidade

Se você e o seu amor escolheram a segunda opção, o que estão esperando? Que tal começar pela vertical: abracem-se com vontade e vejam se ainda lembram como se dá um beijão de língua. A partir daí, é só se deixar levar…

Tire todas as suas dúvidas na coluna “Falando de Sexo”

Acompanhe a coluna Espaço do Trabalhador

Mais notícias:

Confira quatro projetos para resolver os gargalos da BR-101 em SC

Veja os melhores memes do feriado de Natal