* Minha ginecologista disse que eu tinha que usar só calcinhas de algodão. Acontece que elas são muito feias e nada sensual. Eu gostaria de saber o melhor tipo.
Continua depois da publicidade
* Posso ser ridícula perguntando isso, mas o uso do chuveirinho e da ducha na vagina, toda vez que vou ao banheiro, pode provocar irritações lá? Que produtos são permitidos usar na higiene – lencinhos umedecidos e sabonete com perfume?
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
Confira as oportunidades do Espaço do Trabalhador
Continua depois da publicidade
As calcinhas mais indicadas são aquelas que não apertam muito a região genital, de preferência as mais largas e feitas com tecidos leves, como o algodão, e não sintéticos. Sua ginecologista tem razão. Isso não quer dizer que você não possa, de vez em quando, usar calcinhas provocantes que a gente não acha de algodão.
Os tecidos contraindicados são feitos de Lycra e náilon, pois seu uso constante, principalmente com roupas mais justas, podem alterar o pH da vagina e causar irritações, como também acontece com mulheres que ficam muito tempo com a roupa de banho molhada. O período noturno pode ser aproveitado para deixar a pele da região genital respirar. A mulher poder dormir sem calcinha.
Nada perfumado
Roupas íntimas devem ser higienizadas com sabão neutro, já que produtos industrializados e a água sanitária causam uma maior absorção pela fibra do tecido, provocando irritações. As peças necessitam apenas de local seco, ventilado, de exposição ao sol e devem ser passadas a ferro após serem retiradas do varal. Faça sua higiene íntima somente com produtos indicados pelo médico. É que os sabonetes podem ter corantes inapropriados.
Continua depois da publicidade
Duchas vaginais são totalmente contraindicadas, pois reduzem a proteção da flora da região, facilitando a proliferação de fungos e bactérias, assim como desodorantes íntimos, talco com ou sem perfume, absorventes diários e o papel higiênico colorido ou perfumado. Absorventes internos podem ser usados desde que trocados com regularidade.
É claro que colocamos aqui os principais cuidados com a higiene íntima feminina, mas o bom senso de vocês é o que deve prevalecer.