*Sou fã da coluna Falando de Sexo! Eu e a minha esposa somos casados há 24 anos – estou com 64, e ela, com 51.A menopausa passou a atrapalhar a nossa vida, porque ela me diz que não tem desejo nenhum de fazer sexo, e eu fico muito estressado. Sinto muita vontade, mas fazer o que, se ela não tem ânimo? Um grande abraço!

Continua depois da publicidade

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Querido leitor, agradecemos a condição de fã da nossa coluna. Para nós, é motivo de muita alegria e enorme satisfação! A menopausa ocorre, em geral, entre 45 e 55 anos. Alguns sinais são as ondas de calor, as alterações do sono, da libido e do humor.

Continua depois da publicidade

Na hora do sexo, a vagina fica mais seca, o seu revestimento perde espessura, e a penetração pode ser desconfortante. Conversem com um médico sobre o uso de cremes à base de estrogênio. Eles aumentam o fluxo sanguíneo na vagina e melhoram a sua lubrificação.

Em alguns casos, a reposição hormonal é indicada, mas nem todas podem fazer o tratamento. Enquanto isso, use lubrificantes à base de água, encontrados em farmácias e mercados.

Fontes de prazer

Metade do caminho para o prazer é resultado do clima de entendimento e carinho. Esta é a hora de sair da rotina, deixando de lado a camiseta rasgada e lançando mão de lingeries, cremes e brinquedinhos. Homens, nesta fase, nada de ir direto ao ato!

Continua depois da publicidade

Preliminares estimularão o fluxo sanguíneo e permitirão que os hormônios, enfim, produzam a lubrificação.Mulheres: leiam um romance erótico, ou vejam um filme com seu parceiro. Estimulantes como estes permitem que descubram o que as mais excitam.