*Nunca se falou que deveríamos nos preocupar em fazer a mulher ter orgasmo. Nós também gostamos de ser estimulados. Quando converso com meus amigos, vejo as baboseiras ditas. O sexo te dá prazeres muito maiores. Desculpe se fui complicado, mas tenho 72 anos, e a minha esposa, 69. Qual é a média de fazer amor nesta idade? Vão cair duras com a nossa...

Continua depois da publicidade

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Obrigada pelo seu depoimento. Você tem razão: ainda há resquícios machistas, e alguns homens adotam aquele comportamento egoísta, buscando seu prazer exclusivamente, não se importando com seu par.

Continua depois da publicidade

Mas sempre que falamos em sexo, a premissa é a relação, que não existe com uma pessoa só. Tem de haver troca e um complementar o outro. E o prazer que nós proporcionamos é o melhor de todos!

Quanto à média de relações durante a idade madura, sempre se pensa em um ¿velhinho¿ sem força, ou em uma senhora fazendo tricô, o que não é verdade! A vivência da sexualidade na terceira idade nada mais é do que a continuação de um processo que teve início na infância. São os sentimentos de cada um, aliados às alterações anatômicas e fisiológicas trazidas pela idade, que vão se adaptando ao seu comportamento sexual.

Psicológico

Muitos homens não percebem essas alterações, produtos do novo ritmo biológico, levando a um quadro de ansiedade, depressão e irritabilidade. Por isso, é preciso conhecer e se adaptar às mudanças fisiológicas que surgem e cuidar da saúde no geral. Médicos afirmam que o aparecimento de disfunções sexuais na terceira idade se dá muito mais devido aos problemas de saúde do que aos anos propriamente ditos. Por isso, mantenham-se ativos e bem felizes!

Continua depois da publicidade