Pergunta da leitora:
"Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional no fim de semana, mas acabei fazendo sexo no período. Voltei a tomar na segunda-feira. Há risco de gravidez?"
Continua depois da publicidade
Resposta das especialistas:
Perguntas a respeito de descuido ou de esquecimento sobre do uso do anticoncepcional são frequentes nesta coluna. Seis em cada 10 brasileiras não tomam a pílula no mesmo horário todos os dias. Quase 40% delas não consideram esse cuidado necessário.
Por que as pessoas se esquecem de tomar a pílula se temem engravidar? Fica o alerta e o questionamento para que cada uma busque a solução pessoal.
> Métodos contraceptivos: conheça os prós e os contras de cada um
Motivos como estresse, guardar o medicamento em local pouco visível e a falta de informação de como e quando usar ainda são grandes problemas.
Continua depois da publicidade
Muitas meninas pensam que não é necessário tomar a pílula todos os dias, somente quando têm relação sexual. Isso ocorre porque, em geral, quem indica a pílula é uma amiga, não um médico. Então, tomam o anticoncepcional escondido dos pais, por medo de represália, sem uma orientação correta.
Uso correto da pílula
Sempre tome o medicamento no mesmo horário ou bem próximo do horário estabelecido. Recado importante: prevenção dupla (anticoncepcional e camisinha) sempre é a melhor opção, pois além de aumentar a eficácia do método e diminuir o risco de uma gravidez não programada, também evita as DSTs.
Se você não usou pílula nem preservativos, tenha em mente que é preciso utilizar um contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) o quanto antes, se quiser evitar uma gravidez.