* Olá, Lúcia e Andréa! Confio muito no trabalho de vocês. Vocês falam de uma forma que a gente entende tudo! Eu sou mãe de adolescente e ouvi falar, lá na escola dos meus filhos, que os jovens não estão usando camisinha durante a primeira transa. Fiquei apavorada! É verdade que isso esteja acontecendo?

Continua depois da publicidade

Pois é, querida leitora, apesar das inúmeras campanhas para promover o sexo seguro, cerca de três quartos das pessoas sexualmente ativas em todo o mundo não usam contraceptivos, diz uma pesquisa global publicada recentemente. Este estudo mostra que aproximadamente 40% das jovens adolescentes não usam contraceptivo com um novo parceiro, colocando-se em risco de contrair aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Isso mostra que muitas jovens se sentem constrangidas de pedir ou exigir a anticoncepção ou preservativo antes de iniciar a sua vida sexual. Elas não aprenderam a negociar o uso de camisinha e, com isso, ficam desprotegidas de gravidez indesejada ou DSTs.

A maior justificativa dessas adolescentes é a vergonha. A falta de informação correta sobre contracepção, que leva ao uso errado ou ao não uso, é um enorme problema. Muitas meninas, quando optam por uma anticoncepção, é sem orientação médica. Geralmente, buscam conselhos inadequados com suas amigas e utilizam a mesma pílula ou método delas. No mundo todo, cerca de 41% das 208 milhões de gestações anuais não são intencionais. Será que vale a pena correr este risco? Vamos conversar mais sobre isso em casa, sem medo!

Continua depois da publicidade

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis