Pergunta da leitora:

"Tenho 24 anos e ainda sou virgem. Eu tenho meus ficantes, mas nunca namorei. O que incomoda é a cobrança que as pessoas fazem! Trabalho, estudo à noite e não fico pensando em ter um parceiro. Nem digo que nunca transei, porque as pessoas ficariam chocadas. Mas sempre pensei que é certo transar quando se está namorando. Será que estou errada? Além disso, todo mundo diz que a primeira vez dói, que sangra. Preciso saber!"

Continua depois da publicidade

Resposta das especialistas:

Amiga, cada um sabe quais são suas prioridades. Você precisa fazer o que pensa ser o melhor. Estudar e trabalhar é um ótimo caminho.

Antigamente, o namoro e, por consequência, o casamento, eram as maiores pretensões na vida de uma mulher. Esta realidade mudou, assim como a exigência em relação à virgindade feminina.

> O tamanho da minha vagina é normal?

Hoje, as mulheres são e fazem o que desejarem, ou seja, os papéis delas na sociedade vão muito além dos de esposa e de mãe, podendo ser profissionais de diversas áreas. A dignidade não está mais ligada ao fato de ter ou não experiências sexuais e, muito menos, de permanecer com o hímen (membrana que fecha parcialmente o orifício externo da vagina) intacto.

Continua depois da publicidade

Herança cultural

Mas, mesmo assim, a virgindade ainda é uma herança da nossa cultura, que acaba refletindo na sexualidade da mulher e do homem, gerando medos e inseguranças. A primeira transa não precisa doer. Lembre-se de que o hímen não tem terminações nervosas para transmitir a dor. Além disso, a vagina se dilata para receber o pênis.

> Saiba o que pode acontecer na primeira vez de uma mulher

O que pode fazer você sentir algum desconforto, é a tensão envolvida no momento. Estar certa de sua vontade sexual e se prevenir contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) ajudam muito a não sentir dor e a relaxar.

Quanto ao sangramento, vai depender do tipo de hímen, mas, principalmente, das condições em que acontecer o rompimento dele durante a relação.