* Estou com um cara há três meses e acho que tô amando. Só penso nele, respiro ele, como ele, dia e noite. A gente transa muito gostoso, nunca tinha sentido algo parecido. Mas tenho ficado desatenta e só quero estar com ele. Fico tensa com medo de que não me queira mais. Não tem graça ficar com as amigas, só com ele. Só que elas estão dizendo que eu as abandonei.

Continua depois da publicidade

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Resposta

Continua depois da publicidade

Isso é paixão das boas! A paixão é assim mesmo, uma explosão de sensações: euforia, alegria, medo, tesão, apreensão… Quando a gente vê, está sonhando acordado. Quando estamos apaixonados, somos capazes de passar a noite inteira em claro e, no outro dia, ter disposição logo cedo. As pessoas apaixonadas só enxergam as qualidades positivas do parceiro, ignorando as negativas. Apaixonados, esquecemos as coisas, ficamos desatentos, olhando ansiosamente para o celular para ver se ele ou ela liga… Tudo isso nos faz produzir substâncias chamadas neuraminas, que encharcam nosso cérebro com uma energia muito estimulante que nos deixa extremamente otimistas.

Prazo de validade

Quando pessoas apaixonadas olham fotos de seus queridos, as mesmas regiões do cérebro que as de um viciado são ativadas. Estar apaixonado, segundo os pesquisadores, é uma forma de vício. E tu tens razão, não é todo mundo que provoca esse tipo de fascínio!Porém, a paixão, com essa intensidade toda, não pode durar muito tempo, pois o cérebro não consegue aguentar esta exaltação contínua. Então não é eterno! Cientistas dizem que dura em torno de um ano e meio. Com o tempo, a paixão vai diminuindo e, aí, ou o amor prevalece ou… Só o tempo dirá!