*Meu filho de cinco anos viu dois rapazes se beijando e veio me perguntar por que eles faziam aquilo e se não era errado. Fiquei sem saber o que dizer. Aí, disfarcei e não disse nada. Gostaria que vocês me ajudassem. Como falar sobre homossexualismo com meu filho?

Continua depois da publicidade

Não fique achando que só você tem essa dificuldade. Muitos se atrapalham na hora de falar sobre este assunto com seus filhos.

Veja bem, a palavra correta não é homossexuaLISMO, e sim homossexualidade. O sufixo “ismo” no final da palavra se refere a doenças. Já homossexualidade se refere à orientação sexual de uma pessoa, ou seja, por quem ele ou ela sente desejo.

Geralmente, este desconforto dos pais é causado pelo medo de que, se explicar ao seu filho, ele possa querer ser homossexual (a mesma coisa acontece com o receio de falar de sexo em geral). Mas não esqueça de que, se você não disser algo, alguém o fará, e pode ser de maneira destorcida.

Continua depois da publicidade

Perca o medo

Não pense que suas palavras irão definir a orientação sexual (se ele seria homossexual ou heterossexual) de seu filho. Aposte na confiança que a criança tem em você e dê as informações que ela pede.

De maneira bem simples, você pode dizer que o pai e a mãe do seu filho são um casal formado por um homem e por uma mulher. Já aqueles rapazes são homossexuais, ou seja, casais em que os dois são do mesmo sexo.

Eles estavam se beijando porque se sentem atraídos um pelo outro. Assim como homens podem se sentir atraídos por mulheres.

Continua depois da publicidade

Leia todas as colunas do Falando de Sexo