* Olá, meninas! Não sei mais o que fazer para manter meu casamento em pé. Já estamos casados há 15 anos e quase não fazemos mais sexo. Também percebo que meu marido não é mais tão dedicado a mim, mas também tenho de admitir que perdi meu romantismo. Vocês têm alguma dica que possa me ajudar a recuperar meu relacionamento?
Continua depois da publicidade
Querida amiga, como sempre falamos aqui na coluna, nesse tipo de situação o casal precisa de muita dedicação para restaurar o erotismo no relacionamento. Se um dos dois não quiser, não terá mais jeito. Então, primeiro avalie se vocês ainda se gostam, se ainda têm aquela chama de amantes, ou se viraram apenas amigos, companheiros.
Claro que é normal que, ao longo dos anos, o casal deixe a vida sexual esfriar, ainda mais quando chegam os filhos. Então uma primeira dica é dedicar mais tempo um ao outro. Sim, é preciso achar um espaço na agenda para passarem mais tempo juntos, como curtir um fim de semana na praia ou no campo. Assim, aquela rotina desgastante do trabalho e das tarefas da casa dará lugar aos encontros de namorados. E visitar lugares românticos pode ajudar a reavivar a antiga paixão.
O QUE FAZER
Continua depois da publicidade
Por outro lado, é importante que o casal reduza o número de tarefas que fazem em conjunto, como compras, que possam provocar atritos. Também adotem algumas regras de privacidade, como fechar a porta ao usar o banheiro, tomar banho juntos só em caso de poder rolar algo mais. Com o tempo, essas coisas viram rotina e acabam com a libido de qualquer um.
Ah, vista lingeries provocantes, faça surpresas. Afinal, não é porque dormem há 15 anos com a mesma pessoa que podem ir de qualquer jeito pra cama, né? Por fim, seja mais tolerante e flexível.