Por volta de 10h deste sábado, quando foi registrado o pico de maré alta, boa parte da faixa de areia da Praia Mole, no Leste da Ilha, praticamente desapareceu. Já faz alguns dias que o mar está avançando por causa da ressaca e, agora, ameaça os bares da praia. Uma equipe da Defesa Civil foi acionada no início da tarde para fazer um levantamento dos estragos e dos riscos.
Continua depois da publicidade
José Pereira de Araujo Filho, que é morador da região, registrou o momento da maré alta com o celular. Ele mostrou a estrutura do Bar do Cachorrão, que teve a escadaria danificada e está com os apoios de uma área de madeira vulneráveis.
Ressaca atinge Praia Mole e “engole” a faixa de areia
O mar também chegou perto de outro bar conhecido como Deca. O funcionário Paulo Vieira disse que fazia anos que o mar não avançava tanto.
Continua depois da publicidade
O que mais assusta os moradores é que a faixa de área era mais alta do que o nível do mar. Porém, conforme as águas avançaram acabaram cavando a areia e tomando conta do espaço.

Segundo o proprietário do Sushi da Mole, Orlando Cabanis Cardoso de Oliveira, faz um mês que a mar está avançando.
— Trabalho aqui há quatro anos e nunca vi o mar chegar tão perto. Aqui é quase uma duna, a diferença de nível é bem alta. Mas está ficando sem faixa de areia — disse Oliveira.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil emitiu alerta marítimo para o fim de semana, pois há risco de mais ressaca e alagamentos em toda a extensão do litoral catarinense. Além da chuva, há previsão de ventos Leste e Nordeste que se intensificam em alto mar. As ondas podem chegar aos quatro metros, o que pode causar inundações nas áreas mais baixas da costa.