A comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pediu esclarecimentos ao secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, sobre a retirada do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas) da lista de hospitais públicos do estado e a exoneração de servidores efetivos que estavam em cargos de chefia, nas funções de diretor geral, gerente administrativo e gerente técnico do Cepon.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, funcionários do Cepon buscaram o presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta. Ele disse que há uma lei estadual que prevê que servidores efetivos continuem na direção de locais administrados por organizações sociais.
De acordo com o regimento interno da Alesc, o secretário tem duas semanas para enviar esclarecimentos à casa.
Respostas encaminhadas à reportagem
Secretaria de Estado da Saúde
Com a reforma administrativa, os cargos da direção do Cepon e do Hemosc não são mais definidos pela Secretaria de Estado da Saúde. A partir de agora, a definição é de responsabilidade da FAHECE.
Continua depois da publicidade
FAHECE
A FAHECE não vai mudar os diretores do CEPON e do HEMOSC.
Sobre a reforma: são correções de ordem legal e administrativa, porque CEPON e HEMOSC são unidades de saúde administradas pela FAHECE há mais de 25 anos. Então faltava fazer os ajustes que garantem à responsável pela administração a liberdade de escolha dos diretores e assessores. No que depender da FAHECE não haverá nenhuma mudança.
Destino de servidores exonerados: estão estudando a forma legal de colocar essas pessoas como colaboradores da FAHECE.