Aos 72 anos e já aposentada, Zita de Freitas Pereira revestiu-se de tristeza quando seu marido morreu. O casal iria comemorar as Bodas de Ouro. Abalada, suspendeu a costura e a cozinha para fora, atividades que a mantinham ocupada, e entrou em depressão. A tristeza profunda e o desinteresse afetavam também outras três senhoras. Lindaura Nogueira, com 66 anos, superou três cânceres. Maria Justino, viúva de 58 anos, passava a maior parte do dia em casa e sozinha e Gessi Wobido, 70 anos, venceu um câncer e hoje convive com o Mal de Parkinson.
Continua depois da publicidade
As quatro colegas, contudo, encontraram uma alternativa para se manterem ativas, alegres e rejuvenescidas. Elas fazem parte da turma de 120 alunos que frequentam a Faculdade da Maturidade, formação continuada oferecida a adultos acima de 50 anos pela Faculdade Municipal de Palhoça, na Grande Florianópolis.
::: Senhoras encontram na faculdade a alternativa para manterem-se ativas
Com duração de dois anos, o curso oferece disciplinas optativas e obrigatórias em áreas de interesse da terceira idade, como economia do cotidiano, empreendedorismo, informática, canto, atividade física, inglês e espanhol. Os alunos têm a liberdade de escolher as matérias que irão cursar, respeitando o mínimo de dois dias de frequência na semana. As atividades seguem o calendário acadêmico da FMP e, ao final dos dois anos, é feita uma cerimônia de formatura e entregue um certificado de participação.
Continua depois da publicidade
Na sala de aula, convivem pessoas de diversas profissões e escolaridades. Para os semianalfabetos e analfabetos funcionais, é oferida a disciplina de letramento.
– Aqui tem semi analfabeto, quem já foi professor, dretor, tem tudo quanto é tipo, e dna classe, ninguém é melhor do que ninguém. Todo mundo se iguala como se fosse uma família. É uma grande amizade – conta Lindaura.
O curso da FMP surgiu em 2007, com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida para a população da terceira idade. O currículo foi pensado para trabalhar o envelhecimento ativo, estimulando a capacidade intelectual, psicológica e física.
Continua depois da publicidade
Esta não é a primeira vez que uma instituição de ensino superior se abre para a terceira idade. Desde 1982, a UFSC mantém o Núcleo de Estudos da Terceira Idade iniciativa universitária pioneira no Brasil de atendimento ao idoso e de formação de recursos humanos no campo gerontológico.
– O NETI veio nos princípios da educação permanente de que as pessoas tem a possibilidade de aprender em qualquer fase da vida, mas também podem e devem continuar aprendendo na velhice – explica a coordenadora do NETI Jordelina Schier.
Encontre sua atividade
Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI/Udesc) – Florianópolis
Descrição: Projeto de extensão universitário oferece 16 atividades nas áreas: fisioterapia, exercícios físicos e atividades socioeducativas.
Continua depois da publicidade
Inscrições: No início de cada ano. Quem já participa dos cursos tem prioridade.
Vagas: de 10 a 40 alunos por turma, dependendo da atividade
Contato: geti.cefid@udesc.br ou (48) 3321-8659
Núcleo de Estudos Sênior do Centro Universitário Municipal de São José (NES/USJ)
Descrição: Curso de extensão universitária com duração de um ano, com disciplinas obrigatórias e optativas . Aulas às segundas e sextas-feiras no período da tarde. Aberto a adultos acima de 45 anos.
Inscrições: No início de cada semestre.
Vagas: cerca de 40 vagas por semestre
Contato: (48)3259-1945 e (48) 3259-5604
Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/UFSC) – Florianópolis
Descrição: programa de extensão universitária que atende à comunidade é o mais antigo do Brasil. Oferece 32 atividades com duração entre um semestre e dois anos. Aberto a adultos acima de 50 anos.
Inscrições: Em março e agosto, quando são divulgados os cursos com vagas abertas
Vagas: Turmas entre 15 e 30 alunos, dependendo da modalidade
Contato: (48) 3721-9445 ou neti@reitoria.ufsc.br
Informações: www.neti.ufsc.br
Faculdade da Maturidade (Faculdade Municipal de Palhoça)
Descrição: Curso de formação continuada com duração de dois anos, disciplinas obrigatórias e optativas. Aulas de segundas a quinta-feira no período da tarde. Para adultos acima de 50 anos.
Continua depois da publicidade
Inscrições: No início de cada semestre
Vagas: Até 50 alunos por turma
Contato: (48) 3341-0616