Uma foto que supostamente mostra Asia Bibi, uma cristã paquistanesa absolvida de blasfêmia, beijando o papa Francisco está circulando em grupos do Whatsapp e redes sociais.
Continua depois da publicidade
As postagens são falsas, pois usam, enganosamente, uma foto da filha de Bibi em reunião com o pontífice em fevereiro deste ano.
– O QUE ESTAMOS VERIFICANDO? –
A imagem enganosa começou a circular logo depois que Bibi, que passou oito anos no corredor da morte, foi libertada da prisão, em 8 de novembro.
Continua depois da publicidade
A libertação ocorreu depois que a mais alta corte do Paquistão revogou sua condenação, em 31 de outubro.
A blasfêmia é uma acusação incendiária no Paquistão, de maioria muçulmana, onde até mesmo acusações não provadas de insultar o Islã e seu profeta Maomé podem levar a linchamentos por justiceiros.
A imagem que circula desde a sua libertação mostra uma mulher de cabelos castanhos beijando o papa.
Uma legenda que acompanha a foto, com erros gramaticais e ortográficos, diz: “Hoje Asia Bibi bem-vinda pelo Santo papa Francisco em vitican. (Notícias de última hora) Que vergonha GOVERNO DO PAQUISTÃO”.
Continua depois da publicidade
Postagens enganosas similares com a imagem também circularam em grupos de Whatsapp e no Twitter.
– O QUE NÓS SABEMOS? –
A foto enganosa não é de Bibi. É de um encontro de sua filha e marido com o Papa no Vaticano em fevereiro deste ano.
Uma fotografia da reunião de fevereiro que foi divulgada pelo Vaticano mostra a mesma cena que aparece nos posts enganosos.
Em ambas as fotografias, contidas em um artigo (1) do Vatican News e nos posts enganosos, a filha de Bibi está usando as mesmas roupas e está na mesma sala.
Continua depois da publicidade
– A QUE CONCLUSÃO PODEMOS CHEGAR? –
O post enganoso é o mais recente de uma série de peças de desinformação sobre o caso Bibi que parecem ter como objetivo elevar ainda mais as tensões.
“Tornou-se uma norma publicar notícias falsas pelas manchetes, o caso #AsiaBibi é uma questão sensível”, disse o ministro paquistanês da Informação, Fawad Chaudhary, em um tuíte na semana passada.
(1) https://www.vaticannews.va/en/church/news/2018-04/pakistan-asia-bibi-fasting-prayer-justice.html
* AFP