A fachada histórica do prédio que pegou fogo no Centro de Florianópolis, neste domingo (4), não corre risco de desabar, apontou vistoria da Defesa Civil nesta segunda-feira (5). O perigo de desabamento interno, porém, não foi descartado pelo órgão.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O incêndio atingiu três estabelecimentos comerciais de um prédio na Rua Trajano, próximo ao Mc Donalds e o Procon. O Villa Restaurante, Vita Sucos e Bella Janela – Cortina e Decorações foram totalmente destruídos pelo fogo.

As chamas iniciaram por volta das 16h do domingo. No entanto, na manhã desta segunda-feira, ainda havia focos de incêndio dentro do prédio, quando o Corpo de Bombeiros afirmou um possível risco de desabamento de toda a estrutura. A rua foi então isolada. Os órgãos de segurança estiveram no local para conter a situação.

Pela tarde, a Defesa Civil foi novamente ao prédio para fazer nova vistoria, quando confirmou que não há risco de desabamento da fachada na via pública. Durante a análise, um botijão de gás 45 quilos foi retirado ainda em vazamento.

Continua depois da publicidade

Morre mãe do padre Vilson Groh, conhecido pelo trabalho na periferia de Florianópolis

Não há informações sobre a causa do incêndio e nem onde ele teria começado.

— Não há mais risco de nada cair para via pública. Nós viemos ver o que o incêndio deixou em relação ao público, então não há mais risco da fachada cair, mas obviamente há risco da parte interna — afirmou o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado.

Segundo o órgão, parte da rua será fechada com tapume a partir desta terça-feira (6) para que os proprietários dos estabelecimentos façam a limpeza e estabilização do local. O prazo para que a situação seja totalmente resolvida é de 30 dias, o mesmo período para que a perícia seja finalizada.

O prédio é de responsabilidade da Ibagy. A empresa informou que está acompanhando os trabalhos dos órgãos de segurança, junto com o cliente — proprietário do prédio.

— Estamos aguardando a liberação do imóvel para saber como proceder em relação à estrutura. Hoje recebemos a triste notícia de que teve perda total, com exceção das paredes. A partir do laudo nós iniciaremos o processo de reconstrução do imóvel. Ele possui seguro e os peritos da seguradora estão aguardando também o laudo para fazer vistorias — afirmou o diretor da empresa Leandro Ibagy.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a corretora de imóveis está prestando auxílio também aos inquilinos.

Veja vídeo do local incendiado

Leia também

Obra na passarela causa tumulto no trânsito na SC-401, em Florianópolis

Passageiros do Aeroporto de Florianópolis poderão receber status de voos pelo Whatsapp

Quem era a mulher que morreu atropelada a caminho do trabalho em Florianópolis