O Facebook suspendeu a conta da italiana Carlotta Trevisan, uma mãe de 28 anos, após ela publicar uma foto de duas mulheres se beijando. De acordo com a mensagem enviada pela rede social, sua conta foi bloqueada por infringir regras de uso, mostrando imagens de “nudez e pornografia”.
Continua depois da publicidade
A foto, que é de um banco de imagens popularmente usado para representar a união homossexual, foi publicada no último sábado, dia 17, quando é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia.
Carlotta contou ao jornal La Stampa que o bloqueio foi resultado de denúncias de demais usuários. Nos comentários, tinha xingamentos como “nojenta”, além de reclamações como “precisava proteger seus filhos pequenos”.
A usuária criou uma nova conta e republicou a mesma imagem, desta vez a incluiu como foto de perfil. O Facebook ainda não mexeu na nessa conta, que continua no ar.
Continua depois da publicidade
O mesmo não ocorre em casos de violência explícita. Um exemplo é um vídeo de 2013, com uma mulher sendo decapitada. Ele foi compartilhado e o Facebook não o retirou imediatamente por considerar que ele não violava os termos do site. Apenas após muita polêmica, o vídeo foi retirado do ar. Procurado pelo jornal La Stampa, o Facebook não quis comentar o caso.
Segundo o site G1, além de homossexuais, mães que publicaram fotos amamentando também não são aceitas pela rede social, que bloqueia a conta de quem publica este tipo de conteúdo.