O Facebook vem ameaçando a liderança do Orkut no Brasil. O número de usuários da rede social criada por Mark Zuckerber quadruplicou nos últimos 13 meses e atingiu 25 milhões de pessoas.
Continua depois da publicidade
O mercado brasileiro já é considerado Top 5, de acordo com o vice-presidente para América Latina, Alexandre Hohagen. Para o executivo, os usuários do Orkut migraram em massa para o Facebook na virada de 2010 para 2011.
O filme A Rede Social foi crucial para a popularização do site. A participação do brasileiro Eduardo Saverin, coautor do site, criou uma identificação com o público. Para completar, a parceria com operadoras de telefonia e a criação de aplicativo que roda em celulares contribuiu para o salto de usuários.
Apesar de ainda não ter endereço fixo no país, a rede social já avança nas operações. Por enquanto, a equipe conta com 16 profissionais, mas o time deve estar completo até o fim do ano. Os representantes da área comercial e de marketing tem apresentado as possibilidade de uso da mídia social em campanhas publicitárias para gigantes do mercado.
Continua depois da publicidade
De acordo com Hohagen, o foco do Facebook no Brasil é educar empresas e agências de publicidade em relação ao conceito de e-business feito dentro da plataforma do Facebook. Ele cita como exemplo a parceria com a loja virtual Amazon, em que o site lembra quando o aniversário de um amigo está chegando e indica um presente.