Com a premissa de aumentar a conectividade entre os usuários de smartphones, o diretor-presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou nesta quinta-feira uma nova versão do sistema Android. Com uma interface totalmente baseada na rede social, o Home estará disponível para downloads na Google Play a partir de 12 abril.

Continua depois da publicidade

GALERIA DE FOTOS: Confira as imagens do lançamento do Facebook Home

A ferramenta do Facebook, segundo Zuckerberg, irá mudar a maneira que as pessoas se relacionam. Ao contrário do que diziam os rumores, ela não é um novo smartphone e nem um aplicativo e sim uma personalização para celulares com o sistema da Google.

Continua depois da publicidade

Basicamente, o Home muda a aparência e a funcionalidade do smartphone, priorizando as funções do Facebook. Com ele, a tela inicial do aparelho se transforma em uma versão mobile do feed de notícias da rede, deixando outros aplicativos em segundo plano.

O sistema de mensagens do Home também foi destaque na apresentação. Chamado de Chat Heads, ele promete facilitar a conversa entre usuários, tanto pelo próprio Facebook quanto por SMS.

O primeiro celular a ter o Home integrado direto da fábrica será o HTC First. Apresentado durante o anúncio pelo presidente da companhia taiwanesa, Peter Chou, o aparelho entrará no mercado com um preço promocional de US$ 99,99. Tablets com o sistema Android também devem receber o novo programa, mas ainda não há uma data definida.

Continua depois da publicidade

Num primeiro momento, apenas os aparelhos HTC One X, Samsung Galaxy S3, Galaxy Note 2, Galaxy S4 e HTC One poderão utilizar o Home. Com o tempo, mais modelos serão incluídos na lista, afirmou Zuckerberg .