Em todo o mundo, o Facebook é a principal rede social utilizada pelas empresas, com 74% de adesão pelos entrevistados, seguido pelas redes Microsoft SharePoint (39%), IBM Open Connections (17%) e Salesforce Chatter (12%).

Continua depois da publicidade

É o que mostra uma pesquisa realizada pela Avanade, fornecedora de soluções de serviços gerenciados, que revela também que a maioria das empresas (97%) utiliza as tecnologias de redes sociais.

Segundo a pesquisa, as companhias brasileiras estão abertas ao uso das ferramentas de colaboração social, mas ainda não têm o conhecimento necessário para utilizar as plataformas corporativas. No país, o Facebook também se destaca como a rede social mais utilizada, com 75%, seguido pelo Twitter (49%) e Linkedin (47%).

Ao observar as intenções dos entrevistados, no entanto, há uma indicação de que esta tendência pode mudar nos próximos 12 meses. Os tomadores de decisão que planejam adotar tecnologias sociais relatam que o Microsoft SharePoint (23%) e o Salesforce Chatter (23%) estão no topo de suas listas de implementações de colaboração planejadas para o próximo ano e apenas 8% consideram como prioridade o Facebook.

Continua depois da publicidade

Apesar do Facebook estar na primeira posição entre as tecnologias de colaboração social em uso hoje, quando perguntados sobre quais ferramentas sociais as empresas gostariam de adotar no próximo ano, apenas 8% dos tomadores de decições consideram a rede uma prioridade.

A pesquisa da Avanade, que entrevistou quatro mil usuários finais e mil tomadores de decisões de negócios e de TI em 22 países, incluindo o Brasil, mostra ainda que a maioria das empresas que adotaram ferramentas de colaboração social está observando benefícios e planejam ampliar o escopo no futuro. As principais constatações incluem:

– Os mais entusiasmados estão alavancando as tecnologias sociais no trabalho – aproximadamente oito entre 10 tomadores de decisões (77%) e sete entre 10 usuários finais (68%) relatam o uso de redes sociais corporativas.

Continua depois da publicidade

– Entre as empresas que empregam ferramentas de colaboração social atualmente, 82% querem utilizá-las mais no futuro. No Brasil, esse número sobre para 96%.

– Os tomadores de decisões de TI relatam que estas tecnologias tornam o trabalho mais agradável (62%), os tornam mais produtivos (62%) e os ajudam a terminar o trabalho mais rapidamente (57%).

– Para 50% das empresas brasileiras entrevistadas, as ferramentas de colaboração social são uma grande oportunidade para solucionar a questão do longo tempo diário gasto no trabalho com tarefas simples. Em contrapartida, o principal desafio identificado pelas organizações nacionais está na ajuda aos novos funcionários para que eles aumentem suas performances a partir das redes colaborativas.

Continua depois da publicidade

– Com todas as percepções e resultados de negócios positivos, uma saudável minoria dos tomadores de decisões de negócios e de TI (23%) ainda não adotou ferramentas de colaboração social na empresa.