O Facebook anunciou um novo layout que tem como objetivo simplificar a interface atual da rede social. Até o dia 6 de abril todos os usuários estarão conectados à nova plataforma. As mudanças iniciaram no dia 6 de março.

Continua depois da publicidade

As mudanças mais evidentes são a cor do fundo, que fica mais escura, a nova tipografia (Helvética para Macs e Arial para Windows) e o espaço para fotografias, que foi aumentado. As publicações passam a ocupar apenas uma coluna da linha do tempo das fanpages e aparecem com o formato de cartas – como acontece no concorrente Google Plus, por exemplo.

A nova cara da timeline do Facebook

À esquerda continuam as páginas, “Grupos”, “Amigos”, “Aplicativos” e “Interesses”, porém ficaram mais compactados. Ainda será incluída a lista de amigos online do bate-papo. Essa parte será na cor cinza escuro.

Continua depois da publicidade

À direita, passam a ficar os ícones de “Solicitação de amizade”, “Mensagens”, “Notificações” e “Menu Feed”.

A função que ganha destaque especial é o sistema de busca, que permitirá que usuários pesquisem por coisas como “amigos de amigos que estão solteiros”.

Segundo Greg Marra, um dos designers que comandaram a mudança, o layout é na verdade a evolução ‘clean’ do primeiro layout da rede social. A mudança feita há cerca de um ano não agradou a maioria do 1 bilhão de pessoas que usa o site, por isso a empresa resolveu voltar com a sua cara inicial. Mesmo assim, Marra admite que toda mudança é complicada.

Continua depois da publicidade

– As pessoas não gostam muito quando mudamos os móveis por aí, porque isso atrapalha a memória e o fluxo cerebral delas. Mas você não precisa reaprender nada. Esse foi um dos nossos principais motes para essa implementação -, explica Marra ao site americano The Verge.