O Facebook possui mais de 109,1 milhões de usuários no Brasil no início de 2023. O dado foi divulgado pela empresa Meta para a pesquisa Digital Report da We Are Social. Considerando o número de usuário, quando a rede social apresenta algum tipo de instabilidade, ela é rapidamente notada. Continue a leitura para diferenciar se o Facebook caiu ou se é um problema pontual.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Como saber se o Facebook caiu?
Com algumas ações é possível saber se o app está funcionando ou não. Confira abaixo três formas para descobrir se o Facebook caiu.
Identificação dos sinais
Primeiro, entre no aplicativo. Quando o Facebook fica fora do ar, as fotos e vídeos não carregam e há erro no momento de fazer publicações. Antes de conferir se é um problema mundial, confirme se sua internet móvel ou Wi-Fi estão funcionando ou se a versão do aplicativo em seu celular é a mais recente.
Continua depois da publicidade
Downdetector
Caso não tenha nenhum problema de conexão ou do aparelho, o outro passo para verificar se o Facebook caiu é entrar no site Downdetector, que informa se uma série de serviços estão funcionando ou não. Entre eles estão bancos, apps de transporte, portais on-line, plataformas de investimentos, aplicativos de transporte, streamings etc.
Ao entrar no site, procure pelo Facebook e clique no ícone da lupa. Na sequência, você conseguirá verificar o gráfico de quantos usuários também tiveram problemas com o aplicativo nas últimas 24 horas. Quanto mais pessoas notificarem o erro, maior a probabilidade do Facebook estar fora do ar.
Google Trends
O Google Trends também pode indicar se o Facebook caiu. O Trends demonstra quais são os termos mais pesquisados no mundo ou em uma região específica.
Continua depois da publicidade
Você pode pesquisar, por exemplo, algumas palavras-chave como “Facebook com problemas” ou “Facebook fora do ar”. Vale destacar que a pesquisa do Google Trends possibilitará que você tenha acesso a um gráfico que demonstra a quantidade de buscas feitas pelas pessoas no Google nos últimos 12 meses.
Nesse contexto, quanto mais internautas pesquisarem por esses termos, principalmente em períodos mais restritos (1 semana ou nas últimas 24 horas, por exemplo), maiores são as probabilidades de o aplicativo está fora do ar.
O que fazer quando o Facebook está fora do ar?
Algumas vezes imprevistos acontecem, apesar de serem indesejados. Se o Facebook caiu, uma alternativa é utilizar aplicativos com funções semelhantes até o app voltar a funcionar.
Continua depois da publicidade
O WhatsApp e o WeChat, por exemplo, podem ser utilizados para enviar mensagens de texto de maneira instantânea. O Instagram pode ser utilizado para postar novas fotos e o Skype para chamadas por vídeo.
*Por Daniel Senna, Especial.
Leia mais
Twitter fora do ar? Veja se o aplicativo caiu