O novo formato de páginas de marcas no Facebook, chamado de Timeline, será ativado nesta sexta-feira. O design valoriza uma imagem no topo da página e divide os conteúdos com uma linha do tempo que retrocede até a data de nascimento do usuário. É possível destacar eventos importantes, como casamento ou conquistas profissionais, com fotos maiores.

Continua depois da publicidade

Os perfis de usuários também deverão ser migrados para o novo formato, mas a empresa ainda não informou a data limite para essa migração.

A forma de acompanhar as atualizações de marcas não muda. Anunciado por Mark Zuckerberg, criador da rede social, em setembro do ano passado, o visual foi adotado gradativamente nos últimos meses.

A mudança gerou protestos entre os usuários. Há várias comunidades de ódio à Timeline dentro do próprio Facebook. Apenas uma soma mais de 20 mil adesões. Para empresas que trabalham com páginas na rede, uma das principais novidades é a possibilidade de comunicação com usuários que queiram enviar mensagens privativas.

A função vem habilitada na configuração padrão, mas pode ser desativada. Os adeptos de aplicativos que criavam áreas especiais de boas-vindas em páginas corporativas precisarão repensar a estratégia, já que o recurso vai deixar de funcionar.

Continua depois da publicidade