A Notícia – Qual é a avaliação do delegado com relação ao crescimento da violência em Joinville?
Continua depois da publicidade
Dirceu Silveira Júnior – Os números não representam muitas vezes a realidade. Tem a estatística, a questão sazonal e as modificação de ambientes. No ano passado, os ambientes não eram os mesmos de hoje.
São motivações diferentes. Hoje, o Estado de Santa Catarina tem uma motivação diferente, tem um ingrediente novo, que é questão das facções criminosas que estão disputando alguns espaços em ambientes públicos. Mas, se comparar o primeiro trimestre de 2015 com o segundo trimestre de , há uma diminuição de índices, principalmente no crime contra a pessoa que traz maior preocupação, pois é a questão capital.
Leia mais:
:: Crimes violentos, como homicídios e roubos, aumentam em Joinville ::
Continua depois da publicidade
:: Secretário de Segurança Pública admite crescimento da violência ::
AN – O que a polícia pode fazer para diminuir os índices de criminalidade?
Dirceu Silveira Júnior _ Precisamos fazer alguns incrementos em relação aos recursos humanos para que possamos desenvolver algumas tarefas que hoje ficam seletivas dentro dos ambientes de segurança pública. Desde uma ostensividade até a parte investigativa. Se tivermos essa continuidade e condição de uma reposição que possa demandar essas atividades, obviamente que vamos ter em contrapartida uma diminuição (dos crimes).
Precisamos fazer com que aconteçam algumas situações aqui, como a instalação de uma delegacia de homicídios especializada e uma delegacia que trate das questões dos crimes patrimoniais, mais especificamente dos crimes de roubo.