Uma facção criminosa investigada por diversos crimes, incluindo homicídio, tráfico de drogas e roubos, foi alvo de uma operação policial nos estados de Santa Catarina e Paraná na manhã desta quarta-feira (3). Investigação apurou que ao menos dois integrantes do grupo movimentaram pelo menos meio milhão de reais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Foram cumpridos 138 ordens judiciais, sendo 98 mandados de busca e apreensão, 38 de prisão e duas internações de adolescentes. A ação movimentou mais de 300 policiais nas cidades de Mafra, no Planalto Norte de SC, e nos municípios paranaenses de Morretes, Curitiba, Pinhais, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Paranaguá. No município catarinense, por exemplo, um mandado de prisão foi cumprido contra uma pessoa que já estava no sistema penitenciário.
Como polícia descobriu quilos de cocaína que iriam para Espanha escondidos no porto de Itapoá
Veja fotos da operação
Continua depois da publicidade
As investigações da Polícia Civil do Paraná, que duraram mais de oito meses, revelaram que o grupo está envolvido em homicídios, tráfico de drogas, roubos, furtos e também visavam a prática de sequestros. Além disso, praticavam a “escola do crime”, já que buscavam ensinar jovens a praticar furtos e roubos.
A Polícia Civil paranaense ainda apurou que os integrantes possuíam uma estrutura definida e faziam ameaças de morte e agressões contra aqueles que repassavam informações às autoridades. Ainda durante a investigação, uma quebra de sigilo bancário de dois integrantes do grupo revelou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 500 mil.
A operação teve início após um homicídio em Morretes ligado à guerra de facções, ocorrido em outubro de 2023. As investigações apontaram que membros do grupo estavam envolvidos no crime e possuíam uma lista de futuras vítimas devido a disputas entre facções criminosas.
Leia também
VÍDEO: Após ameaçar matar mulher, homem foge e morre em acidente na BR-280 em SC
Esquema bilionário do crime respinga em SC e revela narcotráfico a Cartéis Mexicanos
Continua depois da publicidade