Ir a uma lanchonete em Blumenau é ter a certeza de que junto com o pedido virá uma generosa bisnaga cheia até a tampa de molho de maionese verde. A mistura é usada sem moderação para cobrir desde o misto-quente até porções de fritas.
Continua depois da publicidade
Com uma receita da família proprietária que foi modificada aos poucos até chegar à usada atualmente, o Madrugadão Lanches é um dos que serve a tradicional maionese _ produz entre 600kg e 700kg do molho por semana. O consumo médio é de meia bisnaga por cliente. O consultor gastronômico do Madrugadão, Geraldo Zanin, conta que muitos deles chegam a pedir para levar bisnagas para casa. Porém, para Zanin, o que importa mesmo é a receita que cativa paladares Blumenau afora, à base de óleo, leite e tempero verde.
De acordo com o coordenador de Fiscalização de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária, Paulo Sérgio Mülhmann, o ovo cru continua proibido nos molhos de maionese de restaurantes.
Maionese verde (rende 1,5 kg)
Continua depois da publicidade
Ingredientes
– 1 litro de óleo
– 300ml de leite
– 100ml de mostarda amarela
– 1 colher rasa (sopa) de sal
– 50g de cebolinha
– 50g de salsinha
Preparo
1. Coloque no liquidificador todo o óleo, que pode ser de soja, milho ou canola.
2. Ligue na velocidade mínima e adicione o leite aos poucos, em fio.
3. Adicione o sal, a mostarda e os temperos verdes, que devem ser previamente picados ou processados.
4. Com a ajuda de uma espátula ou pão duro, mexa a maionese ainda com o liquidificador ligado, para que a mistura fique homogênea.
5. Desligue o liquidificador quando for possível ver o fundo do copo. Coloque a maionese nas bisnagas e deixa-as refrigeradas até a hora de servir. A validade é de 48 horas.
Continua depois da publicidade
Fonte: Madrugadão Lanches